15 de junho de 2024

Candidato a maior do mundo, gato gigante de 13 kg vira atração em SP

Xartrux concorre ao título de maior gato doméstico do mundo pelo Guinness; perfil com a rotina do animal tem mais de 28 mil seguidores

O gato Xartrux foi a atração principal do Encontro de Gatos de Raças Exóticas que aconteceu nesse domingo (19/5) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Candidato à marca de maior gato doméstico do mundo pelo livro de recordes Guinness World Records, o animal, que vive em Jaú, também no interior paulista, está com 12,8 quilos e tem 1,30 metro.

Reprodução/Instagram

Durante o evento em Ribeirão Preto, Xartrux foi exibido em conjunto com outros felinos de 15 raças exóticas e raras. Ele foi levado pela sua tutora, Márcia Oliveira, que mantém um perfil nas redes sociais sobre a rotina de cuidados de felinos. A página no Instagram tem quase 30 mil seguidores e mostra com clicks do animal de estimação em publicidades de joias e acessórios.

Xartrux tem seis anos e é um maine coon, também conhecida como raça do “gato gigante”. Ele é maior que a média de tamanho dos outros animais do seu tipo, que normalmente chegam a até 100 cm, e ultrapassa os 1,23 metro de Stewie, que ganhou pela última vez o título do livro de recordes, em 2010, e morreu em 2013.

Márcia candidatou Xartrux ao título do Guinness World Records no início do ano e aguarda receber o resultado até junho deste ano. Ela contou ao G1 que, quando nasceu, o felino era menor que os outros da sua ninhada, mas, com o tempo, começou a se desenvolver acima do normal. Aos quatro meses, ela conta que Xartrux começou a ganhar suas primeiras competições.

Além do tamanho, o livro de recordes também premia gatos domésticos por critérios como “maior pelo”, “pulo mais longo gravado”, “maior rabo”, “maior e menor altura”. Apesar de não estar candidatado a essa categoria, Xartrux se destaca pelo peso, que tem aumentado nos últimos meses: à época da candidatura, ele pesava quase 3 kg a menos, com pouco mais de 10 kg.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost