11 de junho de 2024

Pesquisa nacional revela qual o livro mais importante da literatura acreana; conheça

Levantamento foi feito pela plataforma Brasil em Mapas

Um levantamento feito pela plataforma Brasil em Mapas revelou que a Dom Casmurro, de Machado de Assis, é o principal livro da literatura brasileira.

O mesmo levantamento mostrou também quais as obras de maior impacto de cada estado brasileiro. No Acre, o livro mais importante da literatura acreana foi Galvez: imperador do Acre, do escritor Márcio Souza.

Livro conta a história do imperador do Acre/Foto: Reprodução

O romance foi publicado em 1976 pela Fundação Cultural do Estado do Amazonas. Segundo o Itau Cultural, a obra é  folhetim histórico-farsesco baseado na vida de Luis Gálvez Rodríguez de Arias (1864-1935), aventureiro espanhol que se envolveu com as disputas em torno da posse do território do Acre, no final do século XIX.

Originalmente concebido como roteiro de cinema, Galvez é resultado de um longo processo de elaboração, que começa na segunda metade dos anos 1960. O livro tem diversas versões até ser finalmente lançado em 1976, bem distante do formato original.

O livro narra o envolvimento de Luis Gálvez Rodríguez de Arias nos conflitos que culminaram com a anexação do Acre ao Brasil – a Revolução Acreana, até então uma região sem fronteiras definidas, cobiçada por brasileiros, bolivianos e norte-americanos. Nascido na cidade de Cádiz, em 1864, filho de um militar da Marinha espanhola, Galvez emigra para o Brasil no final do século XIX. Passa pelo Rio de Janeiro e se fixa em Belém, em 1897, no apogeu do ciclo da borracha.

Com informações do Itau Cultural

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost