17 de junho de 2024

Vídeo mostra presidente dentro do helicóptero antes da queda; equipes seguem nas buscas

Imagens que mostram o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e sua comitiva dentro do helicóptero antes de sofrerem um acidente foram divulgadas pela TV estatal do país.

VEJA O VÍDEO:

A aeronave que transportava o presidente sofreu um acidente aéreo neste domingo (19), devido a condições climáticas adversas. Raisi voltava de uma viagem oficial feita ao Azerbaijão para a inauguração de uma barragem junto ao presidente do país vizinho, Ilham Aliyev.

Segundo a agência de notícias da República Islâmica (IRNA), o helicóptero caiu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental. A agência chegou a informar, por meio de suas redes sociais, que o local exato do acidente teria sido identificado, mas depois apagou a publicação.

O Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã restringiu a área de busca a um raio de 2 km. Pelo menos 40 equipes de resgate fazem buscas na região. Veja no vídeo abaixo o momento em que a televisão iraniana reportou sobre o acidente.

O vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, declarou que dois dos membros da comitiva presidencial conseguiram estabelecer contato com as equipes de resgate, sugerindo que o acidente não teria sido grave.

Um oficial iraniano afirmou à Reuters que “estão esperançosos, mas que as informações sobre o acidente são preocupantes”.

Já o líder supremo do Irã, Ali Khamenei aconselhou a população a não se alarmar ou preocupar, assegurando que “a gestão do Estado do Irã não será afetada” pelo acidente.

Segundo a agência IRNA, o gabinete do Irã convocou uma sessão emergencial neste domingo para gerenciar as consequências do acidente. A reunião, liderada pelo vice-presidente Mohammad Mokhber, visou mobilizar todas as capacidades governamentais para localizar o helicóptero de Raisi e sua comitiva.

No helicóptero também estavam:

  • Hossein Amirabdollahian, ministro das Relações Exteriores do Irã
  • Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental
  • Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso

O ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, afirmou à TV estatal do país que as equipes de resgate podem “levar algum tempo” para chegarem ao helicóptero, devido às condições climáticas adversas na região.

A agência de notícias FARS pediu aos iranianos que orassem pelo presidente do país. A IRNA divulgou imagens das buscas pelo helicóptero (veja no vídeo abaixo) e confirmou que o vice-presidente do Irã e alguns membros do gabinete do governo estão a caminho de Tabriz, província do Azerbaijão Oriental.

Autoridades de várias partes do mundo reagiram à notícia do acidente. Entre eles, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia informou que “tomou ações para ajudar nos resgates” e a Comissão Europeia ativou seu serviço de mapeamento por satélite para ajudar nos esforços de busca.

Quem é Ebrahim Raisi

Ibrahim Raisi, de 63 anos, se tornou presidente do Irã em 2021. Com um turbante preto e um longo manto religioso, ele se apresenta como o defensor das classes desfavorecidas e como um “paladino anticorrupção”.

Raisi é ultraconservador e partidário declarado da ordem atual em seu país. Antes de se tornar presidente, foi o líder do judiciário do Irã. Ele enfrenta acusações de abusos de direitos humanos, que ele teria cometido na época em que era juiz. Ele teria participado de uma execução em massa de dissidentes do regime iraniano em 1988. Cerca de 3.000 pessoas foram executadas sem nenhum processo judicial.

Raisi, que era dado como favorito, venceu as eleições presidenciais no Irã já no primeiro turno em 2021. Seu mandato é de quatro anos, com possibilidade de reeleição. De acordo com resultados oficiais parciais divulgados em 19 de junho daquele ano, o ultraconservador obteve mais de 62% dos votos — de 28,6 milhões de votos apurados, Raisi obteve mais de 17,8 milhões.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost