A temporada 2024/25 será intensa para os 12 times europeus participantes do Mundial de Clubes de 2025. Manchester City, Real Madrid e Chelsea que o digam, pois podem romper a marca de 70 partidas oficiais pela primeira vez. Para Inter de Milão, Juventus, Porto, Atlético de Madrid, Benfica, RB Salzburg, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique e Borussia Dortmund, o calendário também promete ser duro.
Atual campeão da Champions League, o Real Madrid vai disputar sete competições em 2024/25 e pode preencher o calendário com 72 jogos. A contagem leva em consideração alcançar pelo menos a final de cada torneio. Nesse caso, fora as 38 rodadas de La Liga, seriam sete partidas do Mundial de Clubes, a decisão da Copa Intercontinental, 17 confrontos de Liga dos Campeões (se terminar a fase de liga entre 9º e 24º lugar), um duelo de Supercopa da Europa, seis de Copa do Rei e dois de Supercopa da Espanha.
Em entrevista ao jornal italiano “Il Giornale”, o técnico Carlo Ancelotti afirmou que o Real Madrid rejeitaria o convite para o Mundial “assim como outros clubes”. Nas redes sociais, o treinador dos merengues voltou atrás e argumentou que “as palavras sobre o Mundial não foram interpretadas da forma que pretendia”. O Real garantiu que vai disputar o campeonato.
Em dezembro passado, o técnico do Manchester City, Pep Guardiola, se queixou do pouco tempo para recuperação dos jogadores, ao comentar sobre o novo Mundial de Clubes. O time inglês é justamente quem tem potencial de disputar mais partidas em 2024/25: 75 no total, entre Mundial de Clubes, Liga dos Campeões, Premier League, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Supercopa da Inglaterra.
O Chelsea passou por uma maratona de 69 jogos por oito competições diferentes em 2012/13, incluindo o vice-campeonato no Mundial de Clubes de 2012 e o título da Liga Europa com Rafa Benítez. Dessa vez os Blues podem disputar até 72 partidas em 2024/25, entre Mundial de Clubes, Liga Conferência, Premier League, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa.
Organizado pela Fifa, o novo Mundial de Clubes é questionado na Europa pelo inchaço no calendário. Marcada para 15 de junho a 13 de julho de 2025, a primeira edição com 32 times pega o tradicional período de férias do futebol europeu. É o mesmo que acontece em anos de Copa do Mundo, Eurocopa e Copa América.
Em 2024/25 também entra em vigor o novo formato da Champions League. Cada time vai disputar oito jogos na fase de liga (contra seis na antiga fase de grupos), e as equipes do 9º ao 24º lugar terão que passar por um playoff de ida e volta antes das oitavas de final.
A Associação Europeia de Clubes (ECA, na sigla em inglês) assinou um memorando de entendimentos com a Fifa em 2023, o qual inclui promessas de cooperação na organização de competições de clubes e uma voz maior dos times em decisões comerciais da edição de 2025 do Mundial. Dos 12 europeus no torneio, o Real Madrid é o único que não faz parte da ECA, tendo deixado a entidade desde a tentativa de formação da Superliga Europeia, em 2021. Como atual campeão da Champions, o time espanhol também vai disputar a Copa Intercontinental, criada pela Fifa em substituição ao Mundial anual.
A FIFPro, sindicato internacional dos jogadores de futebol, a Associação Mundial das Ligas ameaçaram a Fifa com ações legais. A entidade máxima do futebol mundial rebateu, alegando que houve consultas com confederações continentais, ligas, clubes e jogadores, além de que organiza “uma pequena fração” de partidas de clubes por ano.
O formato do Mundial de Clubes 2025:
- Acontecerá nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho
- Oito grupos com quatro times cada que se enfrentam em turno único
- Os dois melhores se classificam para as oitavas de final
- Mata-mata em jogo único
- Não haverá disputa de terceiro lugar
Confira os 29 times já classificados para o Mundial de Clubes de 2025 com 32 times:
- Palmeiras (Brasil): campeão da Libertadores 2021
- Flamengo (Brasil): campeão da Libertadores 2022
- Fluminense (Brasil): campeões da Libertadores 2023
- Chelsea (Inglaterra): campeão da Champions League 2020/2021
- Real Madrid (Espanha): campeão da Champions League 2021/2022
- Manchester City (Inglaterra): campeão da Champions League 2022/2023
- Bayern de Munique (Alemanha): via ranking da Europa
- Borussia Dortmund (Alemanha): via ranking da Europa
- Paris Saint-Germain (França): via ranking da Europa
- Inter de Milão (Itália): via ranking da Europa
- Juventus (Itália): via ranking da Europa
- Porto (Portugal): via ranking da Europa
- Benfica (Portugal): via ranking da Europa
- Atlético de Madrid (Espanha): via ranking da Europa
- RB Salzburg (Áustria): via ranking da Europa
- Al-Hilal (Arábia Saudita): campeão da Champions League da Ásia de 2021
- Urawa Red Diamonds (Japão): campeão da Champions League da Ásia de 2022/23
- Al Ahly (Egito): campeão da Liga dos Campeões da África de 2020/2021
- Wydad Casablanca (Marrocos): campeão da Liga dos Campeões da África de 2021/2022
- Monterrey (México): campeão da Concachampions de 2021
- Seattle Sounders (Estados Unidos): campeão da Concachampions de 2022
- León (México): campeão da Concachampions de 2023
- Auckland City (Nova Zelândia): campeão da Champions League da Oceania mais bem ranqueado
- Mamelodi Sundowns (África do Sul): via ranking da África
- Espérance (Tunísia): via ranking da África
- Ulsan (Coreia do Sul): via ranking da Ásia
- River Plate (Argentina): via ranking da Conmebol
- Al Ain (Emirados Árabes): campeão da Champions League da Ásia de 2023/24
- Pachuca (México): campeão da Concachampions 2024