Governo do Acre anuncia finalistas do Qualicafé 2024

De um total de 22 participantes provenientes de diferentes municípios do estado, dez produtores foram selecionados

Dando continuidade ao sucesso da primeira edição, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), anuncia os finalistas da 2ª edição do Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Estado do Acre, o Qualicafé.

De um total de 22 participantes provenientes de diferentes municípios do estado, dez produtores foram selecionados para a final. Entre os municípios representados estão Brasileia, Epitaciolândia, Mâncio Lima, Capixaba, Acrelândia, Porto Acre e Cruzeiro do Sul.

Seleção dos finalistas deu-se por meio de amostras enviadas para os escritórios regionais da Agricultura. Foto: Diego Gurgel/Secom

Com as inscrições encerradas em agosto, a final está marcada para o dia 30 de outubro, em Rio Branco. A avaliação sensorial será feita por r-graders (avaliadores de qualidade de cafés), profissionais gabaritados e capacitados a garantir a isonomia e transparência do concurso. O local exato do evento será divulgado em breve.

Confira abaixo a lista dos finalistas

Produtores classificados (em ordem alfabética) na avaliação física e sensorial

  • Gidenilson Feliciana – Cruzeiro do Sul
  • José Leite de Lima – Cruzeiro do Sul
  • Keyti Keti – Brasileia
  • Lucas Silva dos Santos – Brasileia
  • Natali Mendes Tavares – Porto Acre
  • Orlenilson José Viana – Mâncio Lima
  • Plecival Aparecido dos Santos – Brasileia
  • Raimundo Fernandes Caldas – Capixaba
  • Roberto da Silva Nascimento – Epitaciolândia
  • Vanderlei de Lara – Acrelândia

Os 15 primeiros colocados do Qualicafé terão a oportunidade de expor suas produções na Semana Internacional do Café, reforçando a presença acreana no cenário nacional. Foto: Diego Gurgel/Secom

Além dos dez finalistas, mais cinco concorrentes terão a oportunidade de expor seus cafés na Semana Internacional do Café, que será realizada entre os dias 20 e 22 de novembro em Belo Horizonte (MG), onde suas amostras serão avaliadas por especialistas internacionais. São eles: Celso Timporim, Elizangela Barbosa, José Sebastião de Oliveira, Rosaldo Lourenço Machado e Shirlei de Jesus Pereira.

Além do incentivo gerado pela competição, governo realiza diversas ações para o fortalecimento da cafeicultura, como capacitações e investimentos em infraestrutura. Foto: Neto Lucena/Secom

O processo de seleção envolveu o envio de amostras de café aos escritórios regionais da Seagri, onde foram codificadas, para garantir a imparcialidade. Em seguida, as amostras passaram por análises físicas e sensoriais realizadas por degustadores certificados.

Segundo o titular da Seagri, José Luís Tchê, o concurso visa incentivar a adoção de melhores práticas agrícolas, promover a sustentabilidade e valorizar a produção de cafés especiais na região amazônica. “Estamos otimistas com o crescimento da produção de cafés robusta no Acre. Este concurso não só motiva os produtores a investirem em qualidade, como também coloca o nosso estado no mapa da cafeicultura nacional”, destaca o secretário.

PUBLICIDADE