Após reclamações dos candidatos do concurso público para docentes do Instituto Federal do Acre (Ifac), realizado pela banca Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), a instituição de ensino superior se manifestou por meio de nota pública nesta terça-feira.

Candidatos de concurso do Ifac protestam contra banca e instituição abre processo para investigação. Foto: Reprodução. Foto: Reprodução
De acordo com o informativo, a comissão organizadora do certame recebeu manifestação de 12 participantes que alegam não terem obtidos os vídeos, conforme estipulado no edital de REABERTURA DE PRAZO, o que previa a apresentação da gravação individual da Prova de Desempenho Didático.
O descumprimento ocasionou prejuízo para cerca de 10% dos candidatos “visto que segundo o próprio IDECAN cerca de 130 candidatos solicitaram seus vídeos), o que pode acarretar, mais uma vez, atrasos e descumprimento do cronograma previsto inicialmente”, destaca a nota.
Ainda segundo o Ifac, ao receber as notificações dos candidatos, por e-mail, foi notificado a empresa no dia 16 de dezembro informando o não cumprimento do atendimento, o que por si só ocasionaria a prorrogação do prazo de entrega dos vídeos. “Ainda no mesmo dia (16), a Comissão notificou, novamente, a empresa, sendo desta vez pelo não cumprimento de ajuste no cronograma. As duas notificações, até a presente data, ficaram sem atendimento e sem resposta por parte do IDECAN”, acrescenta.
O que diz a banca?
O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) informa que não tomou conhecimento por meios oficiais de nenhum processo administrativo, e recebeu a notícia pela imprensa, com demasiada surpresa, tendo em vista que possui uma comunicação direta e regular com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac).
O Idecan vem a público esclarecer que o concurso realizado para o Instituto Federal do Acre (Ifac) foi um sucesso absoluto, conduzido com alto padrão de organização e compromisso com a seleção dos melhores candidatos. Contamos com 4.347 inscritos para o preenchimento de 56 vagas, sendo a prova elaborada dentro dos mais rigorosos critérios de qualidade e imparcialidade.
No entanto, foi identificado que 22 candidatos não cumpriram os pré-requisitos recursais estabelecidos no edital no instrumento editalício em um universo de milhares de candidatos inscritos em 32 cargos distintos em disputa, especialmente no que se refere aos prazos e procedimentos exigidos. Em função disso, algumas dessas pessoas estão tentando questionar indevidamente o processo em detrimento as regras e exigência de procedimentos do edital, inclusive buscando movimentações junto ao contratante, a Reitoria do Instituto Federal do Acre.
O Idecan reafirma seu compromisso com a isonomia, a autonomia da banca organizadora e a impessoalidade na condução de concursos públicos – princípios essenciais para garantir igualdade de condições a todos os participantes. O instituto contratante, por sua vez, também deve manter sua postura em consonância com esses valores, zelando pela lisura e transparência do certame.
No momento, a banca está na fase de análise da interposição de recursos visando a divulgação do resultado final do exame de avaliação didática e, posteriormente, do concurso.
O Idecan reforça seu compromisso em cumprir todas as regras e espera que a autonomia da banca seja respeitada diante da legislação pátria, sem interferências do contratante, trazendo a isonomia necessária para o pleno andamento do processo seletivo.