O Japão informou ter detectado um vazamento de 25 toneladas métricas de água radioativa da usina nuclear de Fukushima, atingida por um tsunami em 2011. A informação foi divulgada pela Tokyo Electric Power Company (TEPCO), que opera a central.
Segundo um comunicado publicado na última terça-feira (13/8), o vazamento foi identificado no fim da última semana após o nível de água do tanque de compensação diminuir.
A empresa que gerencia a usina revelou que a água contaminada devia ter sido contida por uma espécie de tanque, que recebe o excesso da piscina de resfriamento de combustível nuclear. Contudo, ela acabou por um ralo e se acumulou em um prédio do reator 2 de Fukushima. O líquido, no entanto, não vazou para a área externa da central nuclear.
Um robô, operado remotamente, deve analisar os níveis de radiação na sala e identificar a causa do vazamento até esta sexta-feira (16/8), informou a TEPCO.
O plano de liberar a água acumulada em Fukushima após o desastre nuclear em 2011 foi iniciado em agosto de 2023. De acordo com a empresa que opera a central, o processo pode levar cerca de 30 anos.