Um bebê que nasceu sem os dois globos oculares na Rússia está à procura de uma família depois de ser abandonado pelo pai e de sua mãe ter decidido colocá-lo para adoção. A jovem, que foi criada em um orfanato, abriu mão dos direitos e deveres em relação ao filho, pois sente que não será capaz de dar a ele todo o cuidado de que precisa.
O pequeno Alexander K, apelidado de Sasha, tem seis meses e, tirando o fato de não ter olhos, é um bebê saudável que vem se desenvolvendo normalmente. De acordo com médicos russos, Alexander é o terceiro bebê no mundo a ter nascido com os dois globos oculares ausentes e o caso é ainda mais único porque ele, diferente dos outros dois bebês com a condição, não tem nenhuma comorbidade.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, os especialistas acreditam que Alexander tem uma forma rara de anofltamia ligada ao gene SOX2, o que causa a ausência dos globos oculares. O menino tem também dois cistos benignos na testa que serão removidos cirurgicamente em breve e precisará fazer operações para a inserção de globos oculares artificiais conforme seu crescimento. Alexander não será capaz de enxergar, mas as peças garantem que seu rosto não cresça deformado devido à ausência dos olhos.
Os russos tem preferência para adotar Alexander, mas se não houver candidatos do país, o menino, que vive atualmente em uma cidade próxima a São Petersburgo, poderá ser adotado por estrangeiros.