Devido a forte chuva que atingiu a cidade de Rio Branco na noite de quinta-feira (5) e continuou pela manhã desta sexta-feira (6), o nível do Rio Acre subiu mais de 1,3 metros. Na última medição do rio, às 6 horas de quinta, ele estava com 2,47 metros e passou para 3,77m nesta sexta, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Acre.
O tempo de seca dos meses anteriores deixou o rio acre com menos de 2,5 metros de profundidade. O major do Corpo de Bombeiros, Edén Santos, disse que choveu 103 milímetros nos últimos dois dias em Rio Branco, e que é natural a elevação do nível rio, devido ao início do perído chuvoso na região amazônica.
“Não é preocupante essa subida. O rio acre precisava estabelecer a cota normal de água. O período de chuva é frequente durante esse mês no estado e é natural também que os rios que banham a capital e todo o Acre recebam mais água”, disse Santos.
Alguns afluentes do Rio Acre também receberam uma grande quantidade de água devido a chuva. O Riozinho do Rola subiu aproximadamente 1 metro.