O asteroide 2023DZ2, descoberto há apenas três semanas, passará perto da Terra neste sábado (25/3). Com um tamanho estimado entre 40m e 90m, o que o coloca na faixa de tamanho “matador de cidades”, ou seja com a capacidade de dizimar um município em caso de impacto, a rocha deve passar a 168,3 mil quilômetros — ou cerca de 40% da distância média entre a Terra e a Lua. “Não há chance deste ‘matador de cidades’ atingir a Terra, mas sua aproximação oferece uma grande oportunidade para observações!”, afirma o chefe de defesa planetária da Agência Espacial Européia, Richard Moissl.
"You may have seen news of this #asteroid online in recent days", said ESA Head of #PlanetaryDefence @Richard_M_F
"There is no chance of this "city killer" striking Earth, but its #CloseApproach offers a great opportunity for observations!"
🪨👀🌍 pic.twitter.com/3kjWv7seWv
— ESA Operations (@esaoperations) March 21, 2023
O corpo celeste foi descoberto em fevereiro deste ano, por astrônomos do observatório de La Palma, nas Ilhas Canárias, na Espanha. Segundo informações do site Earth Sky, o asteroide orbita o sol a cada 3,17 anos.
A distância relativamente curta do asteroide permitirá que astrônomos e entusiastas da astronomia observem a rocha espacial. A recomendação é que as pessoas utilizem telescópios a partir de seis polegadas para uma visualização mais detalhada.
O corpo celeste está viajando a uma velocidade de aproximadamente 28 mil km por hora. Embora pareça ser uma velocidade elevada, o asteroide é considerado lento se comparado a outras rochas que os pesquisadores monitoram.
Se você quiser ver esse objeto se movendo no céu, precisará de binóculos de pelo menos 9 centímetros ou um telescópio.