O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, anunciou nesta quarta-feira (9), a abertura do mercado da República Dominicana para a carne suína produzida no Brasil. O Acre é um dos três estados brasileiros a obter autorização para exportar o produto.
Segundo informações do Mapa, três instalações de processamento de carne suína localizadas nos estados do Acre, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram imediatamente autorizadas a exportar seus produtos para a República Dominicana.
O Brasil conseguiu um acesso inédito para a carne suína na República Dominicana. O avanço veio após um rigoroso processo que envolveu meticulosa revisão de certificados e auditorias em campo.
Novas instalações do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também do Paraná devem obter a habilitação assim que os procedimentos necessários forem concluídos.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio feito pelo ministro Carlos Fávaro. Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostram que a República Dominicana é um dos principais mercados importadores de carne suína nas Américas. Embora o país produza anualmente 45 mil toneladas de carne suína, seu consumo chega a 165 mil toneladas.
O presidente da ABPA, Ricardo Santin, expressou otimismo quanto aos efeitos positivos da parceria, prevendo a exportação em breve de produtos brasileiros para esse mercado.