Nintendo aposta em nostalgia com novo Super Mario; saiba mais

Novo game chega nesta sexta-feira, 20 de outubro, e está disponível para jogar na BGS 2023; TechTudo jogou e bateu um papo com Bill van Zyll, diretor da empresa para a América Latina

Super Mario Bros. Wonder é o novo jogo de Nintendo Switch que remete aos clássicos games do encanador e sua turma. Repetindo a fórmula de sucesso com estilo plataforma, o lançamento traz bons gráficos 3D e uma espécie de build para os diferentes personagens, características que “denunciam” o caráter mais atual do game. O título esteve disponível para jogar na Brasil Game Show (BGS) 2023 em uma gameplay curta no estande da Nintendo e chega oficialmente nesta sexta-feira (20).

TechTudo, que visitou a feira a convite da Intel, conheceu o jogo de perto e conversou com o Bill van Zyll, diretor da Nintendo para a América Latina, sobre localização em português do Brasil, a importância do público brasileiro para a marca e também a respeito do futuro do Switch no mercado. Veja, a seguir, algumas impressões de Super Mario Bros. Wonder e alguns pontos da entrevista com o executivo.

Super Mario Bros. Wonder traz visuais atualizados, mas mesma base dos jogos clássicos do encanador — Foto: Reprodução/Nintendo of America

Super Mario Bros. Wonder traz visuais atualizados, mas mesma base dos jogos clássicos do encanador — Foto: Reprodução/Nintendo of America

Gameplay nostálgica, mas com novidades

Super Mario Bros. Wonder traz a clássica receita dos jogos de plataforma da Nintendo. O encanador e mais personagens clássicos, como Luigi, Peach, Yoshi, entre outros, ficam disponíveis para percorrer as plataformas 2D em missões de diferentes dificuldades. Os objetivos não mudam em relação aos clássicos da série: você precisa derrotar goombas e outros “inimigos” pela frente, coletar moedas e quebrar tijolos no meio do caminho.

As grandes novidades estão nos gráficos, bem atuais, e na jogabilidade, que varia de personagem para personagem. Isso porque há um sistema de badges que lembra até mesmo jogos de RPG, com poderes específicos disponíveis para cada um. No caso dos testes do TechTudo, jogamos com o Yoshi e habilitamos um salto com giro que permitia alcançar áreas mais altas no mapa, por exemplo.

Sistema de Badges em Super Mario Bros. Wonder — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Sistema de Badges em Super Mario Bros. Wonder — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Diversão para todas as idades

A experiência em si segue o mesmo estilo clássico dos games de plataforma do encanador, e deve divertir usuários de diferentes idades. Essa é, inclusive, uma premissa da Nintendo com Super Mario Bros. Wonder e outros games da empresa. Segundo ele, a nostalgia faz com que Nintendistas clássicos joguem com seus filhos, trazendo uma nova geração para esse universo. “É ótimo tanto para jogadores mais antigos viverem a nostalgia, quanto para a nova geração, afirma.

Além de ser um “norte” para a Nintendo, essa prática já é muito comum no Brasil, e permite um mercado aquecido. Ao TechTudo, Bill van Zyll afirmou ainda que há um “gap” de gerações de Nintendistas no Brasil, e que a marca busca “recuperar” esses fãs.

“O jogador médio aqui no Brasil é cerca de 10 anos mais velho que no México, por exemplo, e tem a ver com esse histórico, de vocês jogando quando eram mais novos. Mas a gente não teve essa presença consistente aqui no Brasil, e, por isso, ‘perdemos’ algumas gerações de crianças no caminho… Estamos trabalhando para consertar isso.”

Super Mario Bros. Wonder tem jogabilidade de plataforma, mas traz novidades como o Mario Elefante, que chamou atenção na Internet — Foto: Reprodução/Nintendo Game Store

Super Mario Bros. Wonder tem jogabilidade de plataforma, mas traz novidades como o Mario Elefante, que chamou atenção na Internet — Foto: Reprodução/Nintendo Game Store

Localização em português brasileiro

Uma das barreiras recentes para se ter essa presença ainda maior no Brasil é a baixa oferta de jogos com localização em português brasileiro. A Nintendo tem mudado isso aos poucos, e, de acordo com Bill, é um processo demorado, mas que vai render bons frutos – “por agora, é passo a passo; estamos chegando lá”, disse. Super Mario Bros. Wonder, por exemplo, já traz isso desde o lançamento, além de ter vindo primeiro ao Brasil na América Latina, justamente na Brasil Game Show.

“Temos ainda diversos outros jogos, como Nintendo Switch Sports, Mario Strikers Battle League, Mario Party Superstars, alguns jogos de Kirby, lançamos recentemente Pikmin 4, também com localização em português brasileiro… Então tem mais coisa por vir. Nós estamos alavancando a capacidade de localização.”

PUBLICIDADE