24 de abril de 2024

Colheita do milho tem expectativa recorde em Brasiléia; Prefeitura investe na produção rural

milho-brasileia-capaprodução

Começou a colheita de milho no município de Brasiléia. A atual administração transformou a fronteira acreana numa das mais importantes da região agrícola do Alto Acre.

O clima nos últimos dias colaborou com o desenvolvimento das lavouras, e o trabalho técnico, juntamente com a mecanização e a incorporação do calcário oferecido pela Secretaria de Agricultura, vêm garantido plantações de milho de excelência.

novo.Still005-660x371

O prefeito Everaldo Gomes (PMDB) e sua equipe fizeram visitas aos produtores rurais beneficiados com a mecanização e incorporação do calcário na terra para a plantação do milho através das associações.

O município de Brasiléia se tornou, nos últimos dois anos, o maior produtor de milho da regional do Alto Acre. A área plantada na safra de 2013 foi superior a 1000 mil hectares, e para 2014 e 2015, a expectativa é grande, somando com a safra que iniciará no final do mês fevereiro.

Na fazenda do Raimundo Elias, a colheita já começou. O produtor vem apostando em quatro variedades de sementes, e espera que neste ano ultrapasse os 100 mil quilos de milho.

Ele agradece todo o esforço da Secretaria Municipal de Agricultura de Brasiléia pelo apoio, que vai desde a mecanização, incorporação do calcário, parceria prefeitura/associação, colheita e transporte, até o silo graneleiro de Brasiléia, e diz que já se prepara para a plantação da safrinha.

Josue-de-Oliveira-EliasJá o agricultor Josué de Oliveira Elias conta com a produtividade deste ano e explica o motivo. “Choveu bem e o milho granou até a pontinha. A produtividade vai ser boa, devemos colher bem toda a safra, além de toda parte técnica e apoio da secretaria”, disse.

A colheita do milho na região deve terminar só no começo da segunda quinzena de fevereiro. Por enquanto, o ritmo no campo é de muito trabalho, mas os produtores estão otimistas quanto à produtividade das lavouras. De acordo com a Secretaria de Agricultura do Município de Brasiléia, a previsão é que haja um crescimento de 400% em relação ao ano passado.

Acompanhando as áreas de plantações, o prefeito, seus assessores e secretários comprovaram a qualidade da safra em todas as localidades que tiveram o apoio da Prefeitura de Brasiléia.

“Podemos analisar que todo o suporte foi garantido, com o trabalho técnico de estudo da área, mecanização da terra, e incorporação do calcário no começo de sua gestão. Todo um investimento destinado ao produtor rural, que precisa desse apoio para que possamos contar com uma produção cada vez maior. Fico feliz em ver que estamos no caminho certo e que o produtor realmente está feliz com o trabalho realizado pelo Município. Isso é só o começo. Vamos investir ainda mais no apoio ao produtor; essa semana, tem novidades para nossos agricultores: chegou novas grades aradoras e dois tratores de pneus”, disse Everaldo.

Para o secretário municipal de Agricultura, Clécio Gadelha, frutos se colhem quando se garante um trabalho de forma dedicada e com interesse de beneficiar realmente os produtores que precisam de investimentos, em parceria com a Secretaria Municipal, que dá suporte direto ao homem do campo.

novo.Still002“Quero agradecer o prefeito pelo apoio que deu à Secretaria de Agricultura para destinarmos o trabalho de mecanização da terra e incorporação do calcário, no começo de sua gestão. Estamos muito felizes em analisar essas áreas de plantação e conferir uma bela produção nos últimos dois anos, que nossos agricultores estarão colhendo com um carinho grande, pelos trabalhos oferecidos pelo prefeito. Nós, da secretaria, estamos à disposição do produtor para trabalharmos de forma unida para o bem de nossa produção”, destacou Clécio.

O produtor Josué de Oliveira disse que o apoio garantido em 2013 para a plantação do milho, e principalmente, em 2014 e 2015, é inédito. E justifica dizendo que nunca antes o produtor tinha sido priorizado nas plantações de grandes safras com tanto apoio.

“Chegamos a ver, em anos passados, os investimentos em grandes áreas de terras, fazendas, por exemplo. Mas, em 2013, começou realmente, e de fato, para o produtor que merece, que luta e que vive da plantação. Só temos a agradecer toda a assistência que tivemos do Município”, relatou Josué.

O presidente da Associação Água Branca, Chico Martins, disse que os produtores deveriam ter ganhado esse apoio há 10 ou 20 anos, já que o produtor precisa do apoio para garantir sua produção.

“Esse tipo de apoio esperávamos há mais tempo e sempre cobramos. Mas, somente estamos tendo esse suporte com essa atual gestão. Resumindo, é uma coisa incrível que vem acontecendo na zona rural de Brasiléia. Recuperação de ramal e apoio à plantação que o prefeito Everaldo está fazendo, nunca antes foi feito para nós, pequenos e médios agricultores de Brasiléia. Importante salientar que nossas associações estão dando fruto para todos, e assim, ganhamos com as concessões de uso dos tratores e o apoio dos caminhões da secretaria; 100% de apoio e lucro para quem está plantando”, afirmou Raimundo Elias.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost