26 de abril de 2024

Acreanos enfrentam demora para receber novas vias do Registro Geral em Rio Branco

“Estou com problemas para receber meu Registro Geral (RG). Solicitei e paguei há 4 meses com a promessa de recebê-la em 45 dias. Existem relatos de pessoas que pediram o documento ano passado e ainda nada. Quando procurei o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Organização das Centrais de Atendimento de Rio Branco (OCA), ‘me disseram’ que não havia previsão e que o Estado não contava com o material.”

Este foi o relato de Emerson Flores à redação da ContilNet, e o relato de Emerson não é o único. Cinthia Mello, técnica judiciária do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), também relatou o mesmo problema. Em março, a funcionário do TJ solicitou uma terceira via do documento e a primeira via para a filha de dois anos. Após pagar a quantia de R$ 57,52, estipularam para a solicitante o prazo de recebimento até o dia 14 de abril.

“Me disseram’ que não havia previsão e que o Estado não contava com o material”, disse Emerson

“Nos dois meses seguintes, fui à OCA e me disseram que não estavam prontos. Liguei várias vezes para o atendimento do Instituto de Identificação, e ninguém atendeu. No dia 19 deste mês liguei na administração da Organização e expliquei a situação. Meu RG ficou pronto, mas ainda estou aguardando o documento da minha filha, que não possui previsão para ser confeccionado. O atendimento agendado foi o familiar, os documentos deveriam ter sido produzidos juntos”, explicou Cinthia.

Janaína Marques, funcionária da Gestão de Pessoas da OCA, explicou que existe o atendimento presencial do Instituto de Identificação, onde se realiza o pedido das vias do RG. Após esse pedido, existe a análise e confecção do documento solicitado.

O Instituto é um dos quatro ligados ao Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). Segundo o diretor-geral do setor, Halley Márcio Villas Boas, os atrasos realmente procedem, mas devido ao aumento das demandas relacionadas às expedições de novas vias, que aumentaram consideravelmente, superando as previsões da divisão responsável.

“Tivemos uma média superior a 6,4 mil solicitações, o que sobrecarregou a questão dos materiais para confecção. Mas já entramos em contato com a empresa responsável, e o papel-moeda já está disponível. Estamos revertendo a situação e garantindo que os cidadãos recebam pelo que pagaram”, explicou Halley.

O diretor-geral também informou que, em caso de dúvidas ou para verificar se o documento já encontra-se pronto para retirada, os interessados podem ligar para os números 3223-8553 ou 3244-1300.

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