27 de abril de 2024

No Dia do Sacerdócio, padre fala sobre 10 anos de missão na Cidade do Povo: “Lugar de maravilhas”

"Eu sonho em chamar a Cidade do Povo em Cidade da Paz", diz o religioso

Nesta terça-feira (16) é celebrado o Dia do Sacerdócio, missão abraçada por aqueles que dedicam sua vida ao bem coletivo. Um exemplo de trajetória inspiradora é do padre Mássimo Lombardi, uma das figuras religiosas mais influentes de Rio Branco.

Padre Massimo Lombardi/Foto: Yago Ayache/ContilNet

Para conhecer um pouco sobre o trabalho realizado pelo padre da Diocese de Rio Branco, que soma 54 anos de ordenação sacerdotal, o ContilNet foi até a Área Missionária Cidade do Povo, localizada no bairro que leva o mesmo nome, no Segundo Distrito da capital acreana, local em que o religioso atua desde a fundação do bairro, em 2014.

Área Missionária Cidade do Povo/ Foto: Reprodução Diocese de Rio Branco

Padre Mássimo falou sobre o papel do sacerdote na vida religiosa em meio à sociedade. “O sacerdote é a ponte entre Deus e o seu povo. Eu fico muito feliz pelo fato da minha missão está sendo realizada aqui na Cidade do Povo. Andei trabalhando muito na Itália e aqui no Acre, em outras paróquias, mas aqui eu realmente estou me encontrando e me realizando na minha vocação e na minha missão, pois acredito que a Cidade do Povo merece muito”, ressaltou.

O padre conta que a igreja, que possui com um centro pastoral no bairro, realiza diversos projetos para a comunidade, como o almoço solidário, que acontece às quartas-feiras, cursos de teatro, corte e costura, consultas psicológicas, fisioterapia e acompanhamento de egressos do sistema prisional, sempre em parceria com outras instituições e até mesmo com igrejas de outras denominações.

A igreja católica realiza diversas ações no bairro/ Foto: Reprodução Diocese de Rio Branco

“Nós temos uma abertura ecumênica, uma parceria com as várias igrejas evangélicas que tem aqui. Nós temos um desafio muito grande de realizar aqui um clima de paz e de concórdia. Eu sonho em chamar a Cidade do Povo em Cidade da Paz, o paraíso do povo, pois aqui é um lugar que somando esforços podemos fazer maravilhas”, revela.

Preconceito

Local construído para ser lar de famílias em situação de vulnerabilidade e que viviam em áreas de risco, a Cidade do Povo parece viver às margens da sociedade, seja por sua localização, na BR-364, saída de Rio Branco, ou pela violência que por muito tempo permeou a região. O padre fala, também, sobre o desejo de vencer os preconceitos enraizados acerca do bairro.

“De modo especial, nossa luta é contra o preconceito, pois por diferentes circunstâncias a Cidade do Povo ficou na lista negra de bairros que não podem ser habitados. Queremos mostrar o contrário, que é um lugar de maravilhas. Há sete meses não acontece nada de violências, graças a colaboração entre as forças que se unem e formam um verdadeiro exército da paz”, enfatiza.

Além de todo o trabalho social realizado, o religioso realiza um acompanhamento espiritual, com missas, aconselhamentos e catequese, no centro pastoral São Lucas. Há ainda, visitas realizadas nas casas das famílias.

“A igreja não está parada, e quer ajudar as pessoas a considerar a Cidade do Povo um lugar onde podemos morar na maior alegria e felicidade. Preconceito já era, aqui podemos agradecer a Deus e a tantos parceiros pela transformação da Cidade do Povo”, pontuou.

video
play-sharp-fill
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost