26 de abril de 2024

Artesão expõe figuras folclóricas em museu ao ar livre na estrada do aeroporto

O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965, que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada localidade.

Lenda vitória régia/Foto: ContilNet

Em Rio Branco, Enock Tavares da Silva, de 68 anos, construiu em sua residência um museu do folclore acreano. Quem precisa ir até o Aeroporto Plácido de Castro passa pelo museu, localizado no bairro Custódio Freire.

lenda do Mapinguari/Foto: ContilNet

Paraense de nascença, Tavares se formou em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e veio morar no Acre quando sua esposa passou em um concurso público na capital Acreana.

“Quando criança eu morava em uma comunidade próxima a comunidades indígena, e os índios contavam histórias que me fascinavam”, conta Tavares.

Enock Tavares, artista plástico e proprietário/Foto: ContilNet

O espaço existe há cerca de 10 anos, e é aberto ao público 24 horas por dia, todos os dias da semana. A entrada é gratuita, Tavares ganha dinheiro com a divulgação do trabalho, as pessoas conhecem suas produções e encomendam com o artista.

“No começo eu ficava triste porque as pessoas achavam que o espaço era para rituais de macumba, mas hoje em dia nós recebemos escolas e vários visitantes que já conhecem o espaço”, finaliza.

Confira a entrevista na íntegra:

video
play-sharp-fill
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost