26 de abril de 2024

Linchamento e bala perdida: 4º Estado mais violento do país, AC registra crimes bárbaros em setembro

A taxa de índices de crimes violentos vem crescendo no Acre ao longo do ano. Somente no mês de janeiro foram registradas 52 mortes; nos meses de fevereiro e março foram 30 mortes em cada mês; já em abril, foram registrados 33 homicídios; e nos meses de maio e junho, 37 mortes em cada. No mês de julho, o Estado registrou a maior taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes, quando ocorreram 50 casos de homicídios.

Em agosto deste ano, o Acre foi classificado como o 4º estado mais violento do Brasil, apresentando uma média de mais de 200 pessoas assassinadas somente no primeiro semestre deste ano. Esses dados foram divulgados pelo Monitor da Violência, uma ferramenta que foi desenvolvida pelo G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, permitindo o levantamento dos dados de crimes violentos mês a mês no país.

O mês de setembro ainda nem acabou e somente durante essa última semana, a taxa de homicídios já teve aumento. No dia 27, Elison de Souza Santos, o “Testinha”, de 19 anos de idade, foi linchado por populares na delegacia de Capixaba, no interior do Acre.

Homem foi linchad em Capixaba/Foto: reprodução

O grupo invadiu a delegacia e com marretas quebraram a cela onde Testinha estava. Ele foi retirado da delegacia pelos populares. O rapaz ainda tentou fugir, mas foi alcançado e morto a golpes de foice e facão. Elison era acusado de matar o casal de idosos Francisco Oliveira, de 69 anos, e Sebastiana Mendes, de 58, no Ramal Brasil Bolívia, localizado na zona rural do município de Capixaba. O crime aconteceu no dia 26.

No dia 27, na Capital acreana, também foi registrada mais uma morte. Felipe Rodrigues foi assassinado no bairro Conjunto Esperança. O rapaz andava de bicicleta pelo bairro quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. Os acusados efetuaram os disparos e depois fugiram do local. A polícia ainda não conseguiu identificar os acusados.

VÍTIMAS DE BALA PERDIDA

Um crime que chocou bastante a população aconteceu no dia 21 de setembro, onde uma criança de apenas 4 anos de idade foi atingida com tiro na cabeça durante um tiroteio realizado por criminosos que passavam pela Rua Brasileia, na Vila Betel. A criança não resistiu aos ferimentos e morreu na sala de cirurgia.

Criança de apenas 4 anos morreu após ser atingida por bala perdida/Foto: reprodução

Um jovem que estava no local no momento do tiroteio também foi ferido na perna. O acusado, Michel Douglas Vieira Pinheiro, 29, foi preso no dia 22 após ser localizado no bairro Bahia Nova.

A reportagem tentou apurar com a Secretaria de Segurança Pública se existe algum levantamento de dados referentes a esses casos de vítimas de balas perdidas, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost