26 de abril de 2024

Áudios revelam como grupo chefiado por Nil desviava diárias e combustível para campanha

A Operação Democracia, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (19), mostra que um grupo criminoso chefiado pelo diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Glenilson Figueiredo, o Nil, desviava recursos e combustível da instituição para serem utilizados na campanha eleitoral deste ano. Nil, que está preso preventivamente na sede da PF, foi candidato a deputado estadual pelo PT.

Diretor-presidente do Iteracre foi preso preventivamente/Foto: reprodução

Em coletiva, a Polícia Federal revelou que realizou interceptações telefônicas autorizadas pelo Poder Judiciário, que mostram que pessoas ligadas a Nil, inclusive, servidores públicos do próprio Iteracre, estão envolvidos no escândalo. Um deles é o servidor público André Vinicius, principal cabo eleitoral de Nil.

Leia também: Vídeo mostra diretor-presidente do Iteracre sendo conduzido pela Polícia Federal

De acordo com o delegado Eduardo Maneta, o grupo era bem organizado. “Nós constatamos que o gasto de combustível do Iteracre, somente no mês de setembro, foi superior ao gasto em todo o ano de 2017, o que comprova os indícios que nós tínhamos de que o combustível estava sendo desviado para a campanha”, revelou Maneta.

LIGAÇÕES INTERCEPTADAS COMPROVAM CRIME

Segundo a PF, antes da eleição os investigadores conseguiram flagrar a compra de votos. Um dia antes da eleição, os investigadores interceptaram uma ligação, onde uma das servidoras do instituto alerta que é preciso retirar a gasolina da casa da mãe dela, para evitar uma possível ação da polícia.

Em outra ligação Nil é avisado sobre a compra de voto e comemora: “Não posso perder a eleição”.

Mais  de cem policiais participaram da operação, inclusive alguns de fora do estado. Foram cumpridos 8 mandados de prisão, 22 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de condução coercitiva de testemunhas, expedidos pela Justiça Eleitoral do Acre.

As interceptações telefônicas foram divulgadas pela Polícia Federal, ouça:

Áudio com Nil negociando votos comprados

Áudio comprova trocas de votos por gasolina no interior

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost