Tequila faz bem para digestão, osteoporose e até colesterol: 5 benefícios científicos

Quem não abre mão de uma dose de tequila em festas e happy hour pode ter motivos extras para permanecer fiel à preferência: estudos apontam que a bebida pode trazer diversos – e curiosos – benefícios para a saúde.

Foto: MARCEL KRIEGL/SHUTTERSTOCK

Benefícios da tequila para a saúde

1. Cientistas do México descobriram que as substâncias da planta de tequila podem ajudar a aumentar no organismo os níveis de cálcio e magnésio, minerais essenciais para manter os ossos fortes. Em outras palavras, a tequila pode combater a osteoporose.

2. Se consumida com moderação, a tequila, ao contrário da maioria das bebidas alcoólicas, não resulta em aumento de peso. Segundo um estudo do American Chemical Society, açúcares da planta agavina, matéria prima da tequila, não são absorvidas pelo organismo e, portanto, não engordam.

3. O mesmo levantamento ainda provou que a planta da tequila, por ser rica em fibras, pode ajudar a baixar os níveis de colesterol ruim. Além disso, a bebida ainda teria poder de quebrar as moléculas de gordura no organismo.

4. De acordo com um estudo científico realizado em 2012, a tequila, por ter componentes que aumentam a produção de bactérias boas no intestino, pode ser boa aliada da digestão.

Apesar de ser considerada pela ciência uma bebida que garante benefícios à saúde, a tequila não deve ser encarada como um remédio e, como possui alto teor alcoólico, deve ser sempre consumida com moderação e responsabilidade.

PUBLICIDADE