24 de abril de 2024

Escoteiros do Acre realizam exposição de materiais no Via Verde Shopping

Integrantes do Movimento de Escoteiros se reuniram no Via Verde Shopping neste sábado (20) para celebrar o mês voltado à prática dos bravos. No dia 23 de abril, o grupo comemora o Dia Mundial do Escotismo. Representantes do dos municípios de Xapuri e Capixaba, liderados pelo diretor presidente da Região Escoteira do Acre (Reacre), Emerson Fittipaldi, de 46 anos, realizaram exposição de materiais de escotismo para a população da capital.

Dentre os materiais expostos, estavam barracas, lamparinas, redes, fogueiras, cinto e fardamentos usados nas atividades. O diretor disse à reportagem do ContilNet que, na próxima terça-feira (23), cerca de 223 países espalhados pelo mundo, estarão comemorando a data.

Escoteiros mirins participaram da exposição/Foto: ContilNet

O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, por o considerar um modelo a ser seguido, pois São Jorge “fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar”. O objetivo principal do escotismo, é de tornar meninos cidadãos exemplares. O escoteiros tem diversos lemas, como “estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação”. Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo. O Dia Mundial do Escoteiro também é conhecido simplesmente como Dia do Escoteiro, ou Dia do Escotismo.

Objetos de um escoteiro/Foto: ContilNet

“Nosso objetivo é divulgar o escotismo, as atividades que a gente pratica. Tragam seus filhos para o movimento e venha também ser um voluntário”, destacou.

Fittipaldi explicou que as crianças aprendem a ter disciplina e objetivo. “A atividade contribui para a formação dessas crianças, pois abordamos temas como família, religião e escola. Os líderes trabalham com as crianças os valores e princípios da vida humana, com o intuito de melhorar as relações”, comentou.

Objeto de uM escoteiro/Foto: ContilNet

Emerson, mesmo lamentando a pouca quantidade de voluntários, falou sobre sobre a satisfação de poder atuar como um: “O maior benefício é poder ajudar na construção moral de um cidadão”.

O diretor afirmou que no final do ano de 2018, o estado ficou com a média de 400 alunos, entre adultos e crianças, o que considera ter atendido às expectativas. Em 2019, o número aumentou, com mais de 450 alunos só nos primeiros meses.

O diretor afirmou que no final do ano de 2018, o estado ficou com a média de 400 alunos/Foto: ContilNet

Fittipaldi declarou que a instituição funciona com ajuda das doações.

De acordo com uma escoteira mirim, Stefani Passalha, de 9 anos, o grupo é muito importante, pois lhe traz vários ensinamentos. “Aprendo muitas coisas e interajo bastante. É uma emoção estar aqui hoje”, declarou.

O deputado estadual Luiz Tchê (PDT) explicou que a maior importância desse trabalho social é retirar os jovens do “mundo perverso”.

“Soube de uma criança que estava na vida errada e hoje está no grupo de escoteiros. Então, a disciplina faz muita diferença, no horário para acordar e fazer atividades. O grupo ocupa a mente deles”, afirmou.

Escoteiros com o deputado Luis Tchê/Foto: ContilNet

HISTÓRIA DO DIA DO ESCOTEIRO

Embora tenha vários nomes distintos, o Dia do Escoteiro é tanto um marco de celebração, como de reflexão e afirmação quanto aos propósitos e valores que o Movimento presenteia a sociedade. A origem histórica da data é, provavelmente, da época do fundador do Escotismo, Robert Baden-Powell. Como inglês e cristão, B-P convivia com as comemorações do dia dedicado ao santo católico Jorge, que ocorriam no dia 23 de abril.

Tradicionalmente, na Inglaterra, há séculos, os adeptos do santo realizam cortejos comemorativos. E pelo santo ser patrono tanto da Inglaterra (terra de B-P) e do Escotismo – o fundador enxergava São Jorge como exemplo a ser seguido -, a data foi adotada também pelo Movimento Escoteiro. A partir daí, por todo o mundo, adeptos do movimento proposto por B-P celebram o dia 23 de abril como uma espécie de aniversário, observando a data e refletindo sobre a Promessa e Lei escoteiras.

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É verdadeiramente no grupo escoteiro que o Escotismo acontece. Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. O apoio político não leva em conta partidos, mas o compromisso do parlamentar que se une à União Parlamentar Escoteira do Brasil de atuar de acordo com os princípios e propostas do Escotismo.

REQUISITOS

Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí, a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost