26 de abril de 2024

Coronavírus completa duas semanas no Acre; veja os números e expansão da doença

Por volta do meio-dia de 17 de março, terça-feira, os acreanos almoçavam com um notícia indigesta. O estado notificava os três primeiros casos de coronavírus. O novo vírus demorou três meses para sair de Wuhan, província da China central, onde surgiu, e chegar à unidade federativa mais ocidental do Brasil, distante 17 mil quilômetros do então epicentro.

Dois pacientes, um homem de 30 anos e uma mulher de 50, adquiriram a doença em São Paulo. O outro, uma mulher de 37 anos, veio de Fortaleza (CE). Todos eles desembarcaram no Acre com sintomas leves a moderados da Covid-19, enfermidade provocada pelo novo vírus. Assim que foram diagnosticados, eles entraram em isolamento.

Duas semanas depois, dois dos pacientes estão curados. São eles os arquitetos Leandro Rocha e Rose Moretto. Porém, a advogada Isabella da Silva, que havia contraído o coronavírus em um evento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará, adquiriu complicações da doença e se encontra internada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) em estado grave, porém estável.

Não demorou muito para que mais casos fossem confirmados. Até o final da primeira semana, mais 14 pessoas testaram positivo para Covid-19, a maioria com transmissão local após contato com pessoas que pegaram a doença fora do Acre.

Com duas semanas de epidemia no estado, já são 41 casos confirmados. A média de novos infectados é de três por dia. Em toda a região Norte, o Acre ocupa o segundo lugar no ranking de número absoluto de infectados, atrás apenas do Amazonas, que registrou 151 pessoas com coronavírus.

Incidência

Proporcionalmente, a taxa de incidência da doença no estado é a segunda maior do Brasil, com 4,7 infectados para cada 100 mil habitantes. A tabela é encabeçada pelo Distrito Federal, com índice de 10,2. São Paulo, o estado com maior número absoluto de casos, aparece em sexto lugar, com taxa de 3,3.

Ao todo, no Acre, dez pessoas já foram curadas da doença, que chegou a infectar o deputado estadual Daniel Zen, do PT, e o presidente do partido, Cesário Braga. No último domingo (29), o governo do estado informou sobre os primeiros episódios da Covid-19 no interior. Seis estão em Acrelânia e um em Porto Acre, cidades próximas da capital.

As notificações já somam 440 casos, sendo que 336 foram descartados. O número de exames em investigação é de 63.

CLIQUE AQUI e fique informado sobre os casos de coronavírus no Acre, no Brasil e no mundo. Tudo em tempo real.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost