26 de abril de 2024

Entenda como foi feita a avaliação que colocou o Acre na bandeira amarela ou de atenção

Após 15 dias com as regionais de saúde do Alto Acre e Baixo Acre e Purus na faixa de Alerta e a região do Juruá ainda na de Emergência, todo o estado avançou, nesta quarta-feira (5), para a fase de Atenção, o que possibilitou a retomada de mais algumas atividades.

Esses níveis são representados por bandeiras coloridas: vermelha (Emergência), laranja (Alerta), amarela (Atenção) e ver (Cuidado). Conforme determinada regional avança por essas faixas acontece a liberação de setores não essenciais, às vezes com restrições, a depender dos riscos de contaminação que eles oferecem à população.

LEIA MAIS: Academias, campos de futebol, quadras e parques continuam fechados no Acre

Mas como funciona a troca de nível? A cada duas semanas, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 faz o levantamento de sete índices a partir dos registros dos últimos 14 dias. São eles:

Isolamento social, notificações por síndrome gripal, novas internações por síndrome respiratória aguda grave, novos casos confirmados de covid-19, novos óbitos por covid-19, ocupação de leitos clínicos por pacientes com coronavírus e ocupação de leitos de UTI por pessoas acometidas pela covid-19.

Os dados obtidos de cada um desses indicadores são aplicados em uma fórmula matemática, que resulta em um valor. Por exemplo: na regional do Baixo Acre e Purus o índice de novos casos de covid-19, após a operação matemática, teve resultado de 0,72.

Notas atuais da regional do Baixo Acre e Purus

Cada indicador possui um peso, que será multiplicado pelo valor resultante da fórmula. O peso do índice de novos casos de covid-19 é de 0,85. Logo, a nota desse indicador foi de 0,61 (0,72 vezes 0,85).

As notas dos sete índices são somadas e o resultado leva a um número. Se esse total for de 15 ou mais, a regional deve ser classificada na faixa vermelha (Emergência). De 11 a 14, a classificação é laranja (Alerta). Para a fase amarela (Atenção), na qual todo o estado se encontra atualmente, as notas a serem obtidas é de 6 a 10. Finalmente, para a última etapa, a verde (Cuidado), são necessárias pontuações de 0 a 5.

Se na próxima avaliação, que terá resultado divulgado no dia 19 de agosto, alguma regional voltar a apresentar notas superiores a 10, automaticamente elas retornarão para a bandeira laranja e terão seus respectivos setores fechados ou restringidos novamente.

Índices

Para o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, o Acre melhorou em alguns dos sete índices analisados, entre eles o de internação e o de óbitos.

Na quarta-feira (5), 44% dos 90 leitos de UTI estavam ocupados. No auge da pandemia, o estado chegou a registrar filas de espera para a terapia intensiva. Em relação aos leitos clínicos, a taxa de ocupação é de 42% de uma oferta de mais de 350.

Sobre os óbitos, o governo informou que 24 do total de mortes registradas nas últimas semanas foram de casos que aconteceram em maio e junho, mas só foram confirmados recentemente, e que a taxa atual de vítimas fatais vem diminuindo.

Regional

No Acre, existem três regionais de saúde, com seus respectivos municípios:

– Alto Acre, representada pelos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri;

– Baixo Acre e Purus: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard; e

– Juruá: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost