Dados mostram menos mulheres se envolvendo em acidentes no AC, diz diretora do Detran

No terceiro dia útil deste mês, o Departamento de Trânsito do acre (Detran-AC) relançou a campanha “Maio Amarelo”, que busca intensificar a conscientização dos condutores na busca pela redução de acidentes nas ruas da Capital e interior. A campanha está lançada em todo o Brasil, pelas 27 autarquias de fiscalização e controle do trânsito no país.

A campanha é realizada todos os anos nesta data, em virtude de ter sido em maio de 2011, que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Assim, maio se tornou uma referência mundial para realização de ações de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O amarelo, sinal de advertência no trânsito, também simboliza a necessidade de atenção.

No Acre, o Maio Amarelo continuará sendo no formato digital para segurança de todos, como ocorreu no ano passado, face à pandemia do coronavírus. As ações educativas têm por objetivo alcançar o maior número de condutores e usuários das vias, conscientizando motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, sob a ótica de que respeito e responsabilidade são necessários para alcançar um trânsito mais seguro.

Quarta mulher na história a presidir o Detran AC (as outras três foram Arnete Guimarães, Sawana Carvalho e Shirley Torres), a policial militar Taynara Martins, natural de Cruzeiro do Sul, motorista habilitada faz 12 anos, nunca se envolveu em acidentes de trânsito.

Em entrevista ao ContilNet, ela fala de sua experiência à frente do órgão:

O que acha da experiência de ocupar um cargo, como mulher, cujo nixo parece ser, em todo o país, uma exclusividade quase que masculino?

Eu sou a quarta mulher a ocupar o cargo mais importante dentro da estrutura da instituição, em 25 anos de Detran. A mulher tem uma visão mais ampla dos problemas e com o eles podem ser resolvidos. Isso agrega à gestão, traz rapidez e eficiência.

A senhora concorda com a tese de que as mulheres dirigem melhor – e por isso se envolvem menos em acidentes – que os homens? Isso é verdade ou mito?

Os dados mostram menos mulheres se envolvendo em acidentes, porém existem mais homens habilitados no Acre. Isso diz respeito às atitudes de prudência e não ao sexo.

Quais as principais dificuldades que a senhora enfrenta na direção deste órgão?Os dados mostram meno

Gerir recursos públicos é sempre uma tarefa desafiadora, mas eu sempre cumpri todos os desafios que me foram impostos durante a vida pública. Estive no policiamento rotineiro de trânsito, na Força Nacional, no Detran de Cruzeiro do Sul e agora em Rio Branco. Acredito que esta será a continuação de um trabalho que já venho desenvolvendo.

O Acreano dirige mal? Está entre os que mais provocam acidentes?

Não. Não há estatísticas nesse sentido.

Qual é a média de acidentes do Acre em relação á proporção nacional?

Em 2020, segundo dados do Portal do Trânsito, o Acre foi o estado Brasileiro que proporcionalmente mais reduziu mortes no trânsito.

Quantos veículos tem o Acre circulando em suas ruas?

Atualmente temos 300.663 (trezentos mil, seiscentos e sessenta e três) veículos na frota do estado do Acre.

Qual é a principal irregularidade de trânsito praticada pelos motoristas no Acre?

Irregularidade relacionadas à imprudência, o maior número é de avanço de sinal vermelho, mas também temos muitos registros de acidentes por excesso de velocidade e embriaguez ao volante.

Durante a pandemia, as blitz foram suspensas. Isso indica que essas medidas poderiam ser abolidas?

O que aconteceu foi uma remodelagem na forma de fiscalização, sendo direcionado os agentes de trânsito para pontos com maior índice de acidentes de trânsito com intuito de prevenção e educação.

Quando as blitz serão retomadas?

Continuaremos planejando estratégias focando na educação de trânsito através das redes sociais, investindo na sinalização horizontal e vertical, colocando nossos agentes em pontos de maior fluxos e índices de acidentes com o propósito de alcançar o nosso maior objetivo, que é preservar e salvar vidas no trânsito. Nossa atividade agora, neste mês, é o “Maio Amarelo”, com campanhas de educação no trânsito buscando maior conscientização dos motoristas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost