17.3 C
Rio Branco
21 julho, 2021 6:09 am

Morre cacique do povo Kaxinawá da Praia do Carapanã, em Tarauacá

Jorge Leme viveu até os 90 anos e era muito articulado politicamente; será sepultado hoje, em Tarauacá

POR TIÃO MAIA, PARA CONTILNET

O povo indígena Kaxinawá da Praia do Carapanã, em Tarauacá, interior o Acre, sepulta nesta segunda-feira (19) o cacique Jorge Leme, falecido aos 90 anos nesta madrugada. Ele foi vítima, aparentemente, de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), face à idade avançada.

Leme deverá ser substituído na função de cacique por seu filho, José Bendito Ferreira, que já fazia às vezes de segundo cacique da Aldeia. Seu pai foi o cacique mais longevo entre aquele povo, composto atualmente por mais de 500 pessoas.

Filho de cacique deverá substituí-lo/Foto: reprodução

Leme era politicamente bem articulado e aliado do médico e ex-prefeito Rodrigo Damasceno assim como do militante comunista Chagas Batista, do PCdoB. Graças às alianças com políticos locais e outros de fora da região, como o casal de deputados Edvaldo Magalhães e Perpétua Almeida, ambos do PCdoB, o velho cacique conseguiu a demarcação das terras de seu povo, que é um dos mais organizados da região e com um padrão de vida e bem estar bem acima do que é registrado em outras aldeias. Políticos aliados a sua causa, como Damasceno e Batista, lamentaram a partida do velho cacique.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.