35.3 C
Rio Branco
9 setembro 2021 3:51 pm

Concurso INSS: governo pode se posicionar ainda este mês. Entenda!

Com pedido de concurso INSS para 7.575 vagas, Governo Federal pode dar previsão de edital ainda este mês, por meio de proposta orçamentária

POR FOLHA DIRIGIDA

Última atualização em 17/08/2021 08:42

O Governo Federal pode dar uma posição sobre a realização do concurso INSS ainda este mês. Até o momento, o pedido para 7.575 vagas segue em análise no Ministério da Economia.

O aval pode não ser publicado, mas o futuro da seleção pode ser indicado na Proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa 2022). O documento deve ser enviado ao Congresso até o próximo dia 31 de agosto.

Na Ploa deve constar as previsões de provimentos e ingresso de aprovados em concursos públicos. Desta forma, o Governo Federal pode sinalizar se reservará orçamento para o próximo concurso do INSS ou não.

A expectativa é para que isso ocorra, considerando o grave déficit no Instituto Nacional de Seguro Social e a previsão de saída de 22% dos servidores até 2026.

Além disso, as recentes falas do presidente da autarquia corroboram com o aval para o concurso. Segundo Leonardo Rolim, a seleção deve ocorrer antes das Eleições do ano que vem.

Desta forma, como a votação do 1º turno está prevista para o dia 2 de outubro de 2022, o aval do Ministério da Economia precisa ser dado, no mínimo, seis meses antes, ou seja, até abril do ano que vem.

Concurso INSS tem previsão de 7 mil vagas

No momento, o pedido de concurso INSS segue em análise no Ministério da Economia. Ao todo, foram solicitadas 7.575 vagas em todo o país, sendo elas para os seguintes cargos:

técnico do seguro social – nível médio – R$5.447,78

  • áreas: Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Serviço de Cobrança Administrativa (34), Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).

analista do seguro social – nível superior – R$8.357,07

  • áreas: Serviço Social (463 vagas), Reabilitação Profissional (702) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).

Confira as disciplinas previstas para o concurso INSS

pedido de concurso INSS enviado ao Ministério da Economia também revelou as disciplinas que serão cobradas, para cada cargo, caso o edital seja autorizado.

Desta forma, quem deseja ingressar como técnico ou analista do seguro social pode iniciar os estudos para as seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Noções do Regime Jurídico Único;
  • Código de Ética do Servidor Público;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo; e
  • Sistema de Seguridade Social.

No caso do analista, no entanto, os exames ainda devem contar com perguntas de conhecimentos específicos, de acordo com a especialidade oferecida no edital.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.