12 piores alimentos para diabéticos e que podem aumentar a glicose

Você sabe o que é diabetes e quais são os piores alimentos para diabéticos? A diabetes é uma doença em que o pâncreas não produz insulina suficiente. A insulina é um hormônio que processa açúcares e os converte em energia para todas as funções corporais.

Além disso, na diabetes, há um alto nível de açúcar no sangue que afeta os vasos sanguíneos e a circulação sanguínea. Portanto, a falta de suprimento de sangue leva a complicações do diabetes.

O exercício e a dieta alimentar desempenham um papel importante em manter o diabetes sob controle. Com efeito, pessoas com diabetes devem evitar alimentos ricos em amido, alto teor calórico e gordurosos. Veja quais são os piores alimentos para diabéticos a seguir.

12 piores alimentos para diabéticos

Sendo uma pessoa diabética, é necessário cuidar de suas escolhas alimentares, pois um pequeno erro pode aumentar seus níveis de glicose. Então fique atento e procure evitar ou reduzir o consumo dos alimentos abaixo.

1. Arroz branco

12 piores alimentos para diabéticos e que podem aumentar a glicose

Em suma, o arroz branco contém carboidratos de baixa qualidade e carece de fibras. Ademais, o arroz branco é facilmente digerido, o que, por sua vez, aumenta o nível de glicose no sangue.

Um estudo apontou que aqueles que consomem arroz branco diariamente têm um risco 27% maior de desenvolver diabetes em comparação com aqueles que consomem produtos de grãos inteiros.

Então, se você é diabético, tente comer grãos inteiros, como cevada, aveia e cereais ricos em fibras. No caso de você não conseguir eliminar o arroz, substitua o arroz branco por arroz integral, que é um alimento muito mais saudável.

2. Alimentos ultraprocessados

Alimentos processados e ultraprocessados como batatas fritas e nuggets de frango, devem ser evitados a qualquer custo para controlar o diabetes. Esses alimentos embebem muito óleo e são fritos em óleos hidrogenados carregados de gorduras trans prejudiciais à saúde.

Com efeito, eles aumentam o nível de colesterol LDL, ou seja, o colesterol ruim no sangue e aumentam o risco de desenvolver doenças nas artérias coronárias. Além disso, esses alimentos são feitos com ingredientes ricos em amido e carboidratos que levam ao aumento do nível de glicose no sangue.

3. Adoçantes artificiais

12 piores alimentos para diabéticos e que podem aumentar a glicose

Outro erro comum dos diabéticos é substituir o açúcar por adoçantes artificiais. Esses produtos são muito prejudiciais para pacientes diabéticos, pois os adoçantes afetam os níveis de glicose no sangue e reduzem a sensibilidade à insulina.

4. Bebidas industrializadas e bebidas alcóolicas

O suco de fruta industrializado, bem como os refrigerantes é uma opção ruim para diabéticos porque eles são ricos em sacarose, frutose e calorias.

Já com relação as bebidas alcoólicas também é preciso cautela. Em suma, quando consumido com moderação, o álcool pode ser uma ótima maneira de relaxar e se divertir.

Na verdade, uma pesquisa mostrou que a bebida ocasional para adultos pode reduzir o risco de doenças cardíacas, infarto e AVC. No entanto, ainda existem riscos elevados para pessoas que bebem com diabetes, mesmo quando se trata de apenas uma cerveja ou coquetel

5. Biscoitos, salgadinhos de pacote e molhos prontos

12 piores alimentos para diabéticos e que podem aumentar a glicose

A maioria dos biscoitos, salgadinhos e molhos prontos são ricos em calorias, gordura (principalmente gordura saturada) e também possuem excesso de sódio.

6. Vegetais com amido

Se você tem diabetes e consome batatas regularmente, isso pode ser extremamente prejudicial para você.

Isso ocorre porque o amido desses vegetais é feito de longas cadeias de glicose que se decompõe rapidamente no intestino e é absorvida pela corrente sanguínea, levando a um aumento repentino nos níveis de glicose no sangue.

Portanto, uma alternativa é comer batatas misturadas com vegetais de folhas verdes que ajudarão a desacelerar sua digestão.

7. Carne vermelha e embutidos

12 piores alimentos para diabéticos e que podem aumentar a glicose

Carne de porco, vaca e carnes embutidas devem ser evitadas pelos pacientes diabéticos, pois são muito prejudiciais para eles.

Em suma, estes produtos possuem muita gordura saturada prejudicial à saúde que aumenta a inflamação e aumenta o risco de doenças cardíacas. Você pode substituir a carne vermelha por frango, peito de peru ou peixe, por exemplo, para manter o diabetes sob controle.

8. Castanha de caju, passas, tâmaras

Outro alimento que os diabéticos devem evitar são as passas, castanha de caju e as tâmaras porque contêm alto teor de açúcar e a castanha de caju contém gordura trans.

Embora esses alimentos sejam enriquecidos com fibras, vitaminas e antioxidantes, eles podem ser a causa do aumento repentino no nível de glicose no sangue, que é extremamente prejudicial para pacientes diabéticos.

9. Carboidratos refinados

12 piores alimentos para diabéticos e que podem aumentar a glicose

Um dos alimentos mais perigosos para os diabéticos é o amido refinado. O amido refinado é encontrado em qualquer alimento feito de farinha branca, como pão branco, massa de farinha branca, etc.

Desse modo, esses carboidratos refinados têm um alto índice glicêmico que causa um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue, o que é extremamente prejudicial para pacientes diabéticos.

Então, substitua-os por grãos inteiros e cereais como aveia, que são ricos em fibras. Esses carboidratos complexos atrasam a digestão e levam a um aumento gradual e constante do açúcar no sangue.

10. Leite integral

O leite integral ou laticínios integrais são ricos em gorduras saturadas que aumentam a resistência à insulina e pioram as condições dos diabéticos.

Além disso, as gorduras saturadas também aumentam o nível de colesterol ruim LDL prejudicial no sangue e isso pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Então, tente evitar além do leite, iogurte integral, cream cheese, sorvetes, manteiga, e outros derivados.

11. Doces, bolos e tortas

12 piores alimentos para diabéticos e que podem aumentar a glicose

Os doces e as sobremesas como bolos e tortas são certamente um dos piores alimentos para diabéticos porque contêm grandes quantidades de açúcar e não possuem qualquer benefício em termos de nutrição.

12. Barras de cereais

Por fim, os diabéticos devem evitar as barras energéticas de cereais porque têm grandes quantidades de carboidratos e açúcar para obter energia instantânea.

Aliás, uma barra energética consiste em 60g de carboidratos e 450 calorias que podem causar um impacto negativo nos níveis de açúcar no sangue. Eles podem aumentar os níveis de glicose no sangue facilmente.

Como fazer melhores escolhas alimentares?

12 piores alimentos para diabéticos e que podem aumentar a glicose

Uma grande parte de manter seu diabetes sob controle é fazer as escolhas certas de alimentos. Se você tem diabetes, uma regra geral a seguir é evitar alimentos ricos em açúcar.

E não é apenas o açúcar que você precisa estar atento, pois o aumento de carboidratos e gorduras em sua dieta também pode contribuir para níveis mais altos de açúcar no sangue. Então, veja alguns alimentos que você pode consumir se tiver diabetes.

  • Procure alimentos com baixa carga glicêmica. Alimentos com baixo índice glicêmico causam apenas um aumento modesto no açúcar no sangue e são escolhas melhores para pessoas com diabetes;
  • Cebola e alho demonstraram ação redutora do açúcar no sangue em vários estudos e podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares relacionadas ao diabetes;
  • Faça uma dieta rica em fibras, que inclua muitas frutas e vegetais crus. Aliás, a fibra ajuda a reduzir os picos de açúcar no sangue;
  • O consumo frequente de legumes (ou seja, lentilhas, grão de bico) é importante;
  • A gordura e as proteínas consumidas devem vir principalmente de fontes vegetais. Como você leu acima, o consumo de gorduras de carne animal aumenta o risco de doenças cardiovasculares;
  • As opções saudáveis ​​de proteínas para diabéticos incluem: legumes, ovos, peixes e frutos do mar, laticínios orgânicos, ervilhas, tofu, carnes magras;
  • Outros alimentos saudáveis para diabéticos são: quinoa, arroz integral, aveia, frutas inteiras, vegetais, feijão e lentilhas.

Agora que você sabe quais são os piores alimentos para diabéticos, leia também: Como baixar a glicose: dicas e técnicas práticas para a saúde

Bibliografia 

GOVARI M et al. Nitrates and Nitrites in meat products. Journal of the Hellenic Veterinary Medical Society. 66. 3; 127-140, 2015

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

12 piores alimentos para diabéticos e que podem aumentar a glicose