23.9 C
Rio Branco
24 novembro 2021 10:04 pm

ONG faz churrasco para moradores de rua em frente a Touro de Ouro da Bolsa de Valores, no Centro de SP

Ação ocorreu na noite de quarta-feira (18); carne foi comprada pela ONG SP Invisível e distribuída também para ambulantes que passavam pelo local. Para os organizadores, o Touro representa 'progresso que não existe'.

POR G1

Última atualização em 18/11/2021 16:51

Integrantes da ONG SP Invisível organizaram um churrasco para pessoas em situação de rua em frente ao Touro de Ouro da Bolsa de Valores, no Centro de São Paulo, na noite de quarta-feira (17).

A organização não governamental, que busca transformar a vida de pessoas em situação de rua, comprou a carne, preparou o churrasco e o distribuiu também para ambulantes que estavam passando pelo local.

“Falam que o Touro simboliza o progresso e a economia melhorando, mas essa não é a verdade. A verdade é que aumentou o número de pessoas morando na rua, desempregadas, mais pessoas estão passando fome e precisando de comida”, afirma Vinicius Lima, cofundador da SP Invisível. 

ONG realiza churrasco para pessoas em situação de rua em frente ao Touro da Bovespa — Foto: Divulgação/ SP Invisível
ONG realiza churrasco para pessoas em situação de rua em frente ao Touro da Bovespa — Foto: Divulgação/ SP Invisível

A alta no preço dos alimentos levou muitas famílias a buscar alternativas para se alimentar, como gordura e ossos de boi nos açougues e até em caçambas de descarte.

“O preço da carne no mercado aumentou, está tudo muito caro. Enquanto o Touro sinaliza um progresso, esse progresso de fato não existe, estamos vivendo um retrocesso“, completa Vinicius Lima.

Protestos

A escultura inspirada no Touro de Wall Street que foi instalada em frente à Bolsa de Valores brasileira (B3) na terça-feira (16) e está sendo alvo de protestos desde a inauguração.

A carne foi comprada pelos organizadores e distribuída para pessoas em situação de rua e ambulantes.  — Foto: Divulgação/ SP Invisível
A carne foi comprada pelos organizadores e distribuída para pessoas em situação de rua e ambulantes. — Foto: Divulgação/ SP Invisível

Na quarta-feira (17), pela manhã, um grupo colou cartazes na escultura. A ação aconteceu por volta de 6h30 e levou cerca de 5 minutos. Um segurança da B3 tentou impedir a ação. Dez minutos depois, um caminhão da limpeza urbana passou para limpar a Rua 15 de novembro, retirando os cartazes. Na noite da quarta, houve o churrasco.

E na manhã desta quinta-feira (18), um novo ato foi realizado no local: com tinta preta, a escultura foi marcada com inscrições como “taxar os ricos”. Em nota, o Movimento Juntos, autor da intervenção, disse que “seguiremos buscando expor a contradição entre a existência de bilionários enquanto o povo vive à procura de ossos de boi e carcaças de frango”.

Touro dourado da B3 é alvo de protestos novamente  — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Touro dourado da B3 é alvo de protestos novamente — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

“Nesta semana, a Bolsa de Valores instalou a estátua do Touro de Ouro no Centro de São Paulo. O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho. Mas, também é um lembrete de que continuaremos na luta por uma vida com dignidade. E é por isso que hoje fizemos essa ação simbólica de protesto”, afirmaram.

A escultura encomendada pela B3, inspirada no Touro de Wall Street, o centro financeiro de Nova York, representa “o otimismo e a força dos investidores” no mercado financeiro.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!