Professor aposentado da Ufac, Nilo Zannini morre aos 82 anos de idade, em Rio Branco

Morreu na tarde do último sábado (26) o professor aposentado e associado da Ufac, Nilo Zannini. O professor tinha 82 anos e se recuperava de uma cirurgia no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco.

De acordo com uma nota de pesar emitida pela Associação dos e das Docentes da Universidade Federal do Acre (ADufac), Zannini era sacerdote de origem italiana e foi professor de latim, grego, hebraico e italiano. O professou chegou ao Acre na década de 1950 e foi o primeiro clérigo responsável pela Paróquia Imaculada Conceição, na Capital.

Nilo era esposo da também professora Iris Célia Cabanellas Zannini.

Leia na íntegra a nota de pesar da Adufac:

NOTA DE PESAR

A Associação dos e das Docentes da Universidade Federal do Acre – ADufac, com pesar, comunica o falecimento do professor aposentado e associado Nilo Zannini, aos 82 anos, na tarde deste sábado, 26/3, no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, onde se recuperava de uma recente cirurgia.

Sacerdote de origem italiana, Zannini foi professor de latim, grego, hebraico e italiano. Reconhecido humanista, também atuou nas áreas de História, Filosofia e Antropologia.
Na década de 1950, quando chegou ao Acre, foi o primeiro clérigo responsável pela Paróquia Imaculada Conceição, na Capital, após a saída das Servas de Maria.

Em 2005, ao lado da professora Iris Célia Cabanellas Zannini, sua esposa, e um grupo de professores aposentados da Universidade Federal do Acre (Ufac), engajou-se na formação de seminaristas no estado, dando início à Faculdade Diocesana São José (Fadisi), sediada em Rio Branco.

Seu velório acontece a partir das 20h30 de hoje (26) na Funerária São Francisco (próxima ao antigo Maria Farinha). O local e horário do seu sepultamento ainda não foram divulgados e será informado assim que possível.

Aos familiares e amigos do professor, expressamos nossas condolências e solidariedade.

Rio Branco (AC), 26 de março de 2022.

Diretoria da ADufac.

A Ufac também emitiu uma nota de pesar pela morte do professor, leia na íntegra:

Nota de pesar

Falecimento de Nilo Zannini

A Ufac comunica com pesar o falecimento do professor aposentado Nilo Zannini, esposo da também professora aposentada, Iris Célia Cabanelas Zannini, ocorrido nesse sábado, 26, em Rio Branco. 

A Ufac presta suas condolências aos familiares e roga que tenham conforto neste momento de dor.

PUBLICIDADE