Representantes da República Dominicana visitam o Acre para acordo comercial

Nesta terça-feira (17), representantes da República Dominicana visitaram o Acre para negociar a possível importação da carne bovina proveniente do estado. A equipe do Ministério da Agricultura da República Dominicana foi recebida pelo governo do Acre por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

O principal intuito da visita é conhecer e inspecionar o manejo do produto e do controle de fiscalização para uma possível habilitação da carne bovina do Brasil. Como o Acre é uma zona livre de aftosa sem vacinação (enfermidade viral grave e altamente contagiosa que pode ocorrer em bovinos), torna-se atrativo comercialmente como um lugar apto para obtenção do produto.

Representante da República Dominicana. Foto: Ascom

A equipe fica dois dias na região e realiza visita no frigorífico Frisacre, no posto de fiscalização e na sede do Idaf. A médica veterinária Farailda Hayes, representante enviada pela direção-geral de Pecuária do Ministério da Agricultura da República Dominicana, explicou que após a análise do relatório enviado pelo Brasil foi organizada a visita para a habilitação do país.

Os estados escolhidos são os que se tornaram zona livre de aftosa sem vacinação. De acordo com Farailda, conhecer o local faz parte desse processo de avaliação mediante o interesse de firmar relações comerciais.

O governo reafirma sua intenção de transformar o Acre comercialmente atrativo para o mundo, viabilizando a exportação de produtos como a carne bovina. No final de 2022, o Peru firmou uma parceria, que habilitou a comercialização de carne bovina e suína de duas indústrias acreanas.

PUBLICIDADE