/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/2/8/SW6X9cTbaVLoehiXGC8Q/whatsapp-image-2023-10-29-at-12.40.35.jpeg)
Queda da aeronave, que tinha capacidade para 12 pessoas, matou todos os passageiros a bordo — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Acre
A aeronave que caiu em Rio Branco, no Acre, na manhã deste domingo, se trata de um modelo Caravan. Nos anos 80, os aviões eram pequenos ou muito grande, e quendo se precisava de um havia multifunção de médio porte as aeronaves tinham de ser adaptadas. A Cessna Aircraft , fabricou o Cessna Caravan para esse segmento e lançou em 1984.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/3/b/MvyhioSCeM2Iey3fyACg/cessna-caravan-grafico.jpg)
Gráfico da aeronave Cessna Caravan — Foto: Arte OGLOBO
A característica da aeronave em ser robusta, leve e de baixo custo, possibilita que ela pouse e decole em pistas de terra. Por isso, o Cessna Caravan, ganhou o apelido “avião 4×4”, ou “jipe dos ares”. O modelo teve a capacidade de operar em regiões remotas com pouco apoio, como a região Norte do Brasil. Por isso, seu uso vai de transporte de passageiros e de cargas ou em operações militares.
O motor usado no Caravan é um turbo-hélice e pode fazer a aeronave atingir a velocidade máxima de 343 km/h. Seu alcance pode chegar a até 2 mil km, dependendo do peso carregado.
De executivo a anfíbio
A medida que o Caravan foi ganhando espaço no transporte executivos o seu interios foi sendo modificado, como por exemplo, ar-condicionado e assentos especiais, que diminuíram o espaço para bagagens.
Em1986 com o lançamento do Grand Caravan, conhecido como Cessna 208B. Foi adicionado um bagageiro na parte de baixo da sua fuselagem que foi alongada em 1,2 metro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/i/L/MWtYgJRFWalv3Zc8zXUQ/cessna-caravan-bagageiro.jpg)
Bagageiro do Cessna Grand Caravan — Foto: Arte O GLOBO
Foi desenvolvida a versão anfíbia que no lugar do trem de pouso fixo tem flutuadores. Mas, nessa versão os pneus continuam embutidos guardados nos flutuadores para caso a aeronave precisa usar uma pista convencional ou de terra.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/K/D/N1UgKPQUSqrOj2jOMafQ/cessna-caravan-flutuadores.jpg)
O Cessna com flutuadores — Foto: Arte O GLOBO
A versatilidade do Caravan fez a aeronave ser utilizada em linhas comerciais , no transporte executivo, na prática do paraquedismo e pela Força Aérea Brasileira, como avião-utilitário. A modelo se popularizou também por sua autonomia e capacidade em alcançar vilarejos distantes ou cidades de pouco infraestrutura para pouso e decolagem. Por isso, seu grande uso no país, em especial, na região Norte.