26 de maio de 2024

Janja é hackeada em rede social, e PF já investiga invasão

Cerca de uma hora depois, mensagens foram apagadas

O perfil da primeira-dama Janja Lula da Silva no X, antigo Twitter, foi invadido na noite desta segunda-feira e tomado por xingamentos. O ataque hacker foi anunciado às 21h37. A Polícia Federal já atua no caso. A plataforma também foi acionada. Cerca de uma hora depois, as mensagens com ataques e ofensas foram apagadas.

O que aconteceu:

  • A conta de Janja no X, antigo Twitter, foi hackeada pouco depois das 21h30
  • As mensagens, postadas em sequência, têm ataques contra Lula, Janja e Moraes
  • O Planalto confirma que Janja perdeu o controle da conta, e a Polícia Federal investiga o caso

A conta de Janja tem 1,2 milhão de seguidores. Procurado, o Planalto afirmou que “repudia veementemente o ataque hacker”. “Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Não serão tolerados crimes, discursos misóginos, o ódio e a intolerância nas redes sociais”, acrescenta a nota. O ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, chamou os hackers de “canalhas”.

Líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) defendeu punição:

“O modus operandi fascista é surpreendentemente previsível na hora de cometer crimes: invadem o perfil de uma mulher admirável como a Janja e postam ataques machistas e misóginos, deixando a digital completa do tipo de gente por trás dos ataques. Só não vale dizer depois que eram infiltrados… Que os responsáveis sejam punidos rápida e exemplarmente!”, escreveu o senador nas redes sociais.

A conta publicou mensagens com xingamentos ao presidente Lula e contra a própria Janja, além de ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O assunto já está entre os mais comentados do Twitter.

O perfil também divulgou vídeos, com a tela toda preta. Há narração em áudio, com ofensas.

Em atualização

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost