20 de abril de 2024

Rio Iaco está a poucos cm da cota de transbordamento; quase 30 famílias estão em abrigos

O rio banha a cidade de Sena Madureira

A Defesa Civil Municipal confirmou na manhã desta quarta-feira (28) mais um aumento no volume das águas do Rio Iaco. Na medição feita às 6 horas da manhã, o nível estava em 15,18 metros, acima da cota de alerta que é de 14 metros e a 2 centímetros para alcançar a cota de transbordamento que é de 15,20 metros.

Nas últimas 24 horas, houve uma elevação de 32 centímetros no nível do Iaco. Isso porque, ontem às 6 horas da manhã o índice estava em 14,86 metros.

Rio Iaco em Sena Madureira/Foto: ContilNet

Diante desse avanço da enchente, dezenas de famílias já tiveram que se mudar de suas casas. Um dos bairros mais atingidos no momento é a praia do Amarílio. Por lá, passa o igarapé cafezal, onde várias residências foram construídas em suas margens. Com a cheia do rio Iaco, o cafezal acaba represando e alagando as casas.

Em Sena Madureira, foram montadas até a presente data dois abrigos públicos que funcionam no Ginásio Hermilton Gadelha Pessoa e na quadra de esportes da Escola Dom Júlio Mattioli.

No Hermilton Gadelha, 19 famílias estão abrigadas, totalizando 89 pessoas. Já na quadra do Dom Júlio, são 9 famílias (45 pessoas).

De acordo com Carlos Davila, sub-coordenador da Defesa Civil em Sena, os moradores que precisarem se mudar deverão procurar a sede do Corpo de Bombeiros para fazer o cadastramento da família. Uma equipe da Secretaria Municipal de Cidadania está de prontidão para fazer o atendimento.

No ano passado, a enchente do rio Iaco também desabrigou dezenas de famílias em Sena Madureira. Naquela ocasião, o índice mais elevado se deu em 31 de março, chegando a atingir 15,38 metros. 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost