27 de abril de 2024

No Acre, 10% das crianças e adolescentes não têm acesso adequado à àgua potável, diz Unicef

Os dados têm base no Censo Demográfico 2022

Dados divulgados na última semana pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam o Acre está entre as unidades federativas do país com maiores percentuais de crianças e adolescentes sem acesso à água potável.

De acordo com o levantamento, que teve como base os dados do Censo Demográfico 2022, apontam que 10% das crianças e adolescentes no estado acreano têm acesso inadequado à água.

Em todo país, o número chega a 2,1 milhão de crianças e adolescentes/ Foto: Ilustrativa

As fontes inadequadas são consideradas aquelas em que a água potável é obtida por carro-pipa, água da chuva armazenada, rios, açudes, córregos, lagos e igarapés, entre outros.

Proporcionalmente, o Acre ficou atrás somente dos estados da Paraíba (15%), Pernambuco (14,9%), Amazonas (13,3%) e Alagoas (10,5%).

Dados nacionais

Em todo o país, cerca de 2,1 milhões de crianças e adolescentes não tinham acesso a fontes adequadas de água potável em 2022. A maior proporção está entre a população indígena, com 25%, o que corresponde a uma em cada quatro pessoas de 0 a 19 anos.

Já a quantidade de crianças e adolescentes com acesso adequado à água potável é de 52,3 milhões em todo o Brasil. Os estados com maior proporção de acesso adequado são Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina, empatados em 99,6%, e Distrito Federal e Goiás, ambos com 99,4%.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as formas adequadas de acesso à água são: a uma rede de distribuição, poço profundo ou artesiano, poço raso, freático ou cacimba (escavação rasa em leitos de rio ou riacho) e fontes, nascentes e minas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost