Rio Branco está entre as dez capitais com mais mulheres à frente de secretarias, diz pesquisa

A capital do estado está empatada com Porto Velho (RO) em 9º lugar

Entre as mulheres no alto escalão da Prefeitura estão: Nabiha Bestene (Educação), Sheila Andrade (Saúde), Neiva Tessinari (Planejamento) e Suellen Araújo (Assistência Social)/Foto: Reprodução

Um levantamento feito pela Folha de São Paulo, acerca da representatividade feminina em cargos do alto escalão nas gestões municipais por todo o país foi divulgado recentemente, e os dados apontam que os homens seguem sendo a maioria.

 Na capital do estado, Rio Branco, 33,3% destes cargos de liderança tem ocupação feminina, e mesmo com essa disparidade, o município fica empatado com Porto Velho (RO), em 9º lugar, dentre as que têm maior representatividade feminina nas secretarias municipais.

Entre as mulheres no alto escalão da Prefeitura estão: Nabiha Bestene (Educação), Sheila Andrade (Saúde), Neiva Tessinari (Planejamento) e Suellen Araújo (Assistência Social)/Foto: Reprodução

As capitais com os piores índices são Maceió (AL), Manaus (AM) e Teresina (PI), com 13,6%, 13,3% e 5,9% respectivamente. Além das três citadas, outras três capitais apresentam índices com mais de 80% de predominância masculina a frente das secretarias, sendo elas Goiânia (GO, 17,7%), Porto Alegre (RS, 16,7%) e Aracaju (SE, 14,3%).

 As que tiveram os melhores números neste quesito são Natal (RN), sendo a única com maioria feminina em todo o país, Boa Vista (RR) e Florianópolis (SC), com 55,6%, 44,5% e 42,1%, respectivamente.

Confira os dados da pesquisa na íntegra:

A pesquisa evidencia a disparidade existente entre homens e mulheres em altos cargos do poder publico/ Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.