Corpus Christi: veja em quais capitais data é feriado ou ponto facultativo

Governo federal classifica a data como ponto facultativo, mas municípios têm a liberdade de considerar a celebração cristã como um feriado

Em mais da metade das capitais brasileiras o dia de Corpus Christi será feriado. Ou seja, os trabalhadores terão direito a uma folguinha no meio da semana, mais precisamente na quinta-feira (30).

Acontece que, apesar do governo federal decidir que a data é um ponto facultativo, cada município tem a liberdade de considerar a celebração cristã como um feriado, desde que regulamente.

Foto: Reprodução

É o caso das cidades de São Paulo (SP)Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

Nesses lugares onde a data é feriado, a regra é que todos os trabalhadores sejam dispensados. Caso contrário, eles têm direito a receber o salário do dia em dobro ou uma folga compensatória.

Das 27 capitais do país, 14 decretaram a celebração como um feriado (Confira a lista abaixo).

Macapá é a única capital que ainda não definiu se irá liberar os trabalhadores na data.

Consideram feriado

Consideram ponto facultativo

O que é ponto facultativo?

Em dias de ponto facultativo, funcionários públicos são dispensados do serviço sem prejuízo da remuneração. A medida é decretada em dias úteis de trabalho, geralmente entre feriados e fins de semana.

Feriados em 2024

O ano de 2024 está sendo marcado por poucos “feriadões” prolongados. Dos dez feriados nacionais, apenas será possível estender a folga em três deles, já incluindo o Dia de Confraternização Nacional (1º de janeiro) e a Paixão de Cristo (29 de março).

A próxima folga nacional que será vizinha a um final de semana, de acordo com o calendário do governo federal, será apenas em novembro: a Proclamação da República.

Além disso, ainda restam cinco feriados que cairão em fins de semana ( Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Consciência Negra e Natal).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost