14 de junho de 2024

Microsoft Build 2024: Windows, IA, Surface e o que mais esperar do evento

A Microsoft Build começa na próxima terça-feira (21): confira o que pode ser anunciado pela Gigante de Redmond durante a conferência

A Microsoft Build 2024 começa na próxima terça-feira (21) com a promessa de novos anúncios da Gigante de Redmond. A empresa deve focar em lançamentos da linha Surface, mais novidades sobre os PCs com chips Arm e anúncios sobre outros produtos da empresa.

Foto: Divulgação/Microsoft / Canaltech

Novamente, o grande destaque será a inteligência artificial, com o lema “Como a IA vai moldar seu futuro?”. Na semana passada, Google e OpenAI mostraram as cartas sobre os novos avanços no segmento, e a Microsoft deve fazer o mesmo com o Windows. O Canaltech separou os pontos mais aguardados do evento e informa como acompanhá-lo.

O que é Microsoft Build?

A Build é uma conferência anual para desenvolvedores feita pela Microsoft, inaugurada em 2011. O evento conta com apresentações dos principais executivos da Big Tech e sessões mais específicas para desenvolvedores e engenheiros de software.

Normalmente, a Microsoft usa o espaço para trazer anúncios sobre novos produtos voltados ao Windows e parcerias com outras empresas no mercado de hardware. Neste ano, o evento será realizado em Seattle, EUA, com transmissão online gratuita entre os dias 21 e 23 de maio.

O que esperar do evento?

Confira, a seguir, algumas novidades que podem ser anunciadas na Microsoft Build 2024:

Novidades no Copilot

O assistente de IA do Copilot foi um dos destaques da Microsoft Build do ano passado e deve continuar nos holofotes neste ano. A empresa já reservou uma série de sessões para falar sobre a integração do serviço com o Microsoft 365, o uso para equipes e o Copilot Studio, voltado para criar versões personalizadas do chatbot.

Copilot já ganhou uma tecla específica nos notebooks com Windows e deve receber melhorias no evento (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Copilot já ganhou uma tecla específica nos notebooks com Windows e deve receber melhorias no evento (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Surface com chips Snapdragon

O evento também deve contar com o lançamento de um novo modelo do Microsoft Surface Pro 10 — o notebook marcaria a chegada da empresa no segmento dos dispositivos com Windows on Arm e usaria o processador da linha Qualcomm Snapdragon X Plus, segundo rumores. Há, inclusive, uma sessão chamada “Introduzindo a nova geração do Windows on Arm” para trazer as principais novidades do tema.

O novo chip, combinado com os 16 GB de memória RAM, garantiria uma potência de hardware suficiente para comportar todos os novos recursos de IA previstos para o Windows e melhorar renderização de games, processamento de vídeos e execução de muitas outras tarefas pesadas nos PCs.

Microsoft Surface Pro 10 pode ganhar versão com chips Qualcomm Snapdragon X (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Microsoft Surface Pro 10 pode ganhar versão com chips Qualcomm Snapdragon X (Imagem: Divulgação/Microsoft)

PCs de IA

A Microsoft já falou sobre o início da era dos PCs de IA no começo do ano e deve reforçar o tema durante a conferência. A expectativa é grande para anúncios de novos recursos com inteligência artificial, aproveitando a estrutura dos novos chips Arm e a presença das Unidades de Processamento Neural (NPUs).

Uma função que pode aparecer é o “AI Explorer”, que funcionaria como um assistente de IA integrado ao Explorador de Arquivos para vasculhar pelos aplicativos do PC. De acordo com rumores, a ferramenta seria capaz de responder a comandos muito específicos, como encontrar os restaurantes favoritos de uma determinada pessoa com base no histórico de mensagens.

O recurso ainda não foi confirmado, mas o cronograma do evento reserva uma palestra sobre “Descobrir os superpoderes dos PCs de IA”.

Windows 11 24H2

A Microsoft também pode trazer mais detalhes sobre o Windows 11 24H2, a grande atualização anual do sistema operacional prevista para o segundo semestre. O update também deve focar em novos recursos de IA, como o explorador e uma nova ferramenta para melhorar a resolução de games, e marca a chegada do comando Sudo ao Windows.

Como assistir à Microsoft Build 2024

O keynote principal, apresentado pelo CEO Satya Nadella, e outras apresentações de destaque serão transmitidas ao vivo e de graça no canal Microsoft Developer no YouTube.

Primeiro dia (21/05):

Segundo dia (22/05):

Terceiro dia (22/05):

Além disso, é possível fazer um cadastro gratuitamente em build.microsoft.com e conferir o cronograma completo com sessões e palestras disponíveis ao público.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost