Com arma em punho, youtuber dos EUA participa de operação da PM em SP

Em vídeo, policial diz que “mortes de criminosos são comemoradas com charutos e cervejas”; PM abriu sindicância e disse que punirá desvios

O youtuber norte-americano Gen Kimura gravou um vídeo para seu canal em que participa de uma operação da Polícia Militar de São Paulo e circula dentro de uma viatura da corporação com uma arma em punho. Em um trecho da gravação, um policial diz ao youtuber que “mortes de criminosos são comemoradas com charutos e cervejas”.

Reprodução/YouTube

Assista a um trecho do vídeo:

O vídeo, chamado “Patrulhando FAVELAS com o Batalhão Tático da PM (24 hrs na vida de um Policial)” e postado no dia 3 de junho, já tem mais de 1,5 milhão de visualizações na plataforma.

No início da gravação, Kimura anuncia, em inglês: “Sim, este sou eu em uma perseguição de carro da polícia no ‘país com a maior taxa de homicídios do mundo’.”.

O youtuber, que tem 380 mil seguidores em seu canal na plataforma, participou do patrulhamento em três comunidades da zona norte de São Paulo. Em um deles, é apresentado a uma área supostamente usada como cativeiro por criminosos.

Sindicância aberta

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que, assim que teve acesso ao vídeo, solicitou esclarecimentos à Polícia Militar. A corporação, imediatamente, “instaurou uma sindicância para apurar todas as circunstâncias relativas aos fatos e adotar as providências necessárias”.

Em nota, a pasta ainda acrescentou: “Toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações”.

A frase sobre a comemoração com charutos e cervejas, dita por um dos agentes, “não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado”. “Excessos e desvios não são tolerados e todos os casos são punidos com rigor. Além disso, a dinâmica do vídeo não é permitida de acordo com as regras internas da corporação”, finaliza a nota da SSP.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost