Quem são o ator e a apresentadora presos por desviar doações ao RS

José Aldanísio Paiva da Silva e Regina Jorge Belo da Fonseca, ambos de 50 anos, foram presos nesta quinta-feira (13/6) em Fortaleza

O ator José Aldanísio Paiva da Silva e a apresentadora Regina Jorge Belo da Fonseca, ambos de 50 anos, foram presos nesta quinta-feira (13/6), em Fortaleza, por suspeita de desviar doações que seriam destinadas às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

De acordo com a Polícia Civil, a dupla foi identificada a partir de uma apuração do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deis), que integra a Força-Tarefa Cyber, contra estelionatos e fake news envolvendo as inundações no estado gaúcho.

Aldanísio Paiva é ator e escritor. Ele já atuou em filmes como Cine Holliúdy, Bezerra de Menezes: O Diário de Um Espírito, Cine Tapuia, além de curtas-metragens e comerciais de TV. Em 2023, lançou o livro Cordel Vivo – A Arte de Aldo Anísio.

Já Regina Belo, namorada do ator, é apresentadora de um programa de rádio em uma emissora local e atua como influenciadora, com 26 mil seguidores na rede social. No perfil, ela costuma compartilhar as entrevistas que faz, dicas de saúde, estética e a rotina diária.

Desvio das doações

Conforme as investigações da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, o ator e a influenciadora criaram 235 chaves Pix distintas para fraudar diversas campanhas de arrecadação de donativos. Somente no mês de maio, foram cerca de 50 chaves.

Segundo o diretor da Divisão de Investigação Criminal do Deic, delegado Eibert Moreira Neto, os dois pegavam campanhas reais e faziam chaves Pix parecidas. “Inclusive, duas pessoas que eles forjaram as chaves Pix eram (de) duas influencers com bastante seguidores nas redes sociais, que defendem a causa animal”, disse ele.

Além dos mandados pelas fraudes que eram feitas com a criação de chaves Pix para desviar dinheiro das campanhas, o casal também foi autuado em flagrante por falsificação de documento.

Policiais civis do Rio Grande do Sul viajaram mais de 4 mil quilômetros para o cumprimento da prisão preventiva da dupla decretada pela Justiça.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost