O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori morreu aos 86 anos, disse sua filha Keiko em um post no X nesta quarta-feira (11).
“Depois de uma longa batalha contra o câncer, nosso pai, Alberto Fujimori acaba de partir para o encontro com o Senhor. Pedimos que aos que gostavam dele nos acompanhem em uma oração pelo eterno descanso de sua alma. Obrigada por tanto pai. Keiko, Hiro, Sachie e Kenji Fujimori”, escreveu a filha do ex-presidente.
Fujimori, que foi condenado a 25 anos por crimes de direitos humanos e corrupção, enfrentava problemas cardíacos.
Em maio deste ano, o peruano revelou ter sido diagnosticado com um tumor maligno na língua, onde tem uma lesão cancerígena há mais de 27 anos.
Solto desde dezembro
O ex-presidente peruano foi libertado em dezembro do ano passado, enquanto cumpria pena de 25 anos por violações dos direitos humanos.
Ele foi condenado em 2009 por ordenar o massacre de 25 pessoas em 1991 e 1992, quando seu governo lutava contra o Sendero Luminoso.
Mas foi indultado na véspera de Natal de 2017 pelo presidente da época, Pedro Pablo Kuczynski. Alberto Fujimori ficou em liberdade por cerca de nove meses antes de um tribunal declarar a nulidade.
Desde então, o perdão foi repetidamente anulado ou suspenso pelos tribunais inferiores após pressão do Tribunal Interamericano e das famílias das vítimas.
Em atualização.