Força Nacional do SUS reforça atendimento no Acre em razão das queimadas

Ministério da Saúde informou que apoio da Força Nacional ocorrerá em três níveis

A partir desta segunda-feira (16), a Força Nacional do SUS vai ampliar a atuação e visitações técnicas nos municípios do Acre, afetados pelas queimadas.

Queimadas avançaram no estado nos últimos dias/Foto: Reprodução

Outros dois estados também serão beneficiados: Amazonas e Rondônia. A mobilização é uma demanda do Ministério da Saúde e pretende avaliar a situação e apoiar gestores estaduais e municipais.

A nota do Ministério, divulgada ainda no sábado (14), informou que apoio da Força Nacional ocorrerá em três níveis. O primeiro envolve a orientação e organização da rede assistencial, reforçando os serviços, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde a maior parte dos problemas pode ser resolvida.

VEJA MAIS: Queimadas ameaçam o Acre e trazem impactos devastadores para a fauna e humanidade

O segundo nível de apoio inclui a expansão da oferta a partir de pontos de hidratação. Já o terceiro nível, se necessário, prevê o uso de estruturas maiores, com espaços otimizados dentro das próprias Unidades Básicas de Saúde ou a partir de estruturas externas, como hospitais de campanha, caso a rede colapse, o que não é o cenário atual.

O Acre registrou 4.066 focos de queimadas entre 1° de janeiro a 10 de setembro de 2024, segundo os dados do BDQueimadas, plataforma usada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número é 47% maior do que o registrado no mesmo período de 2023.

PUBLICIDADE