Audiência de CNN e MSNBC despenca após eleição de Donald Trump

Fontes do mercado apontam que a CNN prepara demissão de centenas de funcionários. Audiências caíram pela metade após eleição de Trump

A eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos pela segunda vez está impactando as redes de televisão do país. A CNN, segundo a imprensa norte-americana, prepara um pesado corte de funcionários, enquanto a MSNBC perdeu mais da metade da audiência. No Brasil, a CNN opera desde 2020 e a MSNBC tem previsão de entrar ar neste domingo (17/11).

Imagem colorida da logo da CNN durante as eleições de 2024 dos EUA

As duas emissoras de televisão vem enfrentando problemas na audiência nos últimos anos. Com a fuga de espectadores, especialistas do mercado apontam a demissão de centenas de funcionários, além de um futuro de dificuldades para os canais.

Chip Somodevilla/Getty ImagesO candidato presidencial republicano, o ex-presidente dos EUA Donald Trump, aponta para apoiadores da ex-primeira-dama Melania Trump durante um evento noturno eleitoral no Palm Beach Convention Center em 06 de novembro de 2024 em West Palm Beach, Flórida. Os americanos votaram hoje na corrida presidencial entre o ex-presidente candidato republicano Donald Trump e a vice-presidente Kamala Harris, bem como nas múltiplas eleições estaduais que determinarão o equilíbrio de poder no Congresso
Donald Trump foi eleito novamente presidente dos EUA

O site Puck News reportou que o Mark Thompson, chefe da CNN, elaborou um plano de demissão em massa. Segundo a reportagem, os cortes vão atingir os apresentadores mais caros e outros altos cargos da empresa. Um dos motivos é a queda da audiência, que ficou comprovada no fato de o canal ter ficado abaixo dos principais concorrentes durante a cobertura das eleições dos EUA.

Segundo dados da consultoria Nielsen, a CNN teve menos da metade da audiência que a Fox News na última terça-feira (12/11). De 2016 até 2024, o canal perdeu cerca de 8,2 milhões de espectadores, uma queda de mais de 60%.

MSNBC em crise

A MSNBC também enfrentas graves problemas com a audiência. O canal viu a audiência cair 54%, no dia seguinte à eleição de Donald Trump. Os dados também foram coletados pela Nielsen Media Research.

A pesquisa mostra que a maior queda ocorreu no chamado “horário nobre”, que vai das 20h às 23h. As atrações enfrentaram uma verdadeira debandada de espectadores.

 

PUBLICIDADE