Integrante da maçonaria diz que entidade não aceita homossexuais e não deveria acolher PCDs

A reportagem procurou o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre (GLEAC), José Cavalcante Damasceno Júnior, para obter informações sobre o caso

Circula nas redes sociais um áudio gravado por um suposto integrante da maçonaria, identificado como Candiru, afirmando que a entidade não aceita homossexuais. Ele se refere a outro participante, que reside no município de Feijó, no interior do Acre.

“Rapaz, o que mais me impressionou foi agora em Feijó, nos bastidores, e descobri que na ordem, na Maçonaria, tem um irmão nosso – que se está na ordem, é nosso irmão – que ele é homossexual, e na nossa ordem não pode. Pela primeira vez eu vi isso e fiquei impressionado. Estou impressionadinho”, diz Candiru.

Loja Maçônica de Feijó/Foto: Reprodução

A reportagem do ContilNet entrou em contato com Candiru, que confirmou ser ele o autor do áudio.

“Esse áudio é meu e fui eu quem falei. Sou maçom também. É o regimento. Se você quiser saber informações, pegue o regimento da maçonaria e olhe. O que tenho a declarar é isso”, acrescentou.

Candiru disse ainda que a ordem não pode aceitar, inclusive, pessoas com deficiência.

“O que eu tenho a declarar é isso. Não tenho obrigação. Sou da ordem e digo bem claro que a ordem não pode ter esse tipo de coisa. Não podemos ter nem pessoas com deficiência. O regimento da ordem não aceita”, finalizou.

Para saber se o que foi dito por Candiru consta no regimento da maçonaria ou é um entendimento do grupo, a reportagem procurou o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre (GLEAC), José Cavalcante Damasceno Júnior.

José disse que não tem como se manifestar sobre o caso, neste momento, mas que a situação será avaliada pela GLEAC após o recesso, em fevereiro.

NOTA DE REPÚDIO

A Loja Maçônica Coronel José Plácido de Castro N. 06, Oriente de Feijó, na pessoa de seu representante legal, o Sr. Felipe Zottele, Venerável Mestre, vem a público se manifestar a respeito de uma matéria divulgada em site e canal do Instagram.

A Loja Maçônica Coronel José Plácido de Castro N. 06, não reconhece em seu quadro o Cidadão citado na matéria divulgada pelo site Contilnet e pelo endereço @contilnetnoticias como maçom filiado a Loja.

Ademais, repudiamos todo e qualquer comentário caluniador dessa natureza publicado no referido meio de comunicação no dia 17/02/2025.

A Instituição é idônea e preza pela solidariedade e os bons princípios de seus membros, na família e principalmente na nossa sociedade.
Informamos que a referida publicação utilizou a foto da Loja Maçônica Coronel José Plácido de Castro N. 06 a qual não condiz com a notícia publicada, solicitamos imediatamente a retirada da foto da loja e retratação sobre a notícia publicada.

 

Feijó-Acre, 17 de janeiro de 2025

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.