Kylian Mbappé é um dos melhores jogadores do mundo nos últimos anos. Talvez o melhor nesta temporada. E chega na Eurocopa 2024 como principal nome de uma França favoritíssima ao título. Essa é a primeira reportagem sobre os três craques considerados pelo ge como os candidatos ao posto de “O Cara da Euro” deste ano. Os próximos serão Harry Kane, da seleção da Inglaterra, e Florian Wirtz, da Alemanha.
A França de Mbappé estreia no dia 17 de junho, contra a Áustria, às 16h (de Brasília).
Avalanche de gols no PSG
Mbappé se despediu do Paris Saint-Germain de maneira retumbante, em todos os sentidos. Neymar deixou o clube em agosto do ano passado, aí o atacante francês concentrou as polêmicas, holofotes e… gols.
Ele fez 44 dos 124 gols do time, em todas as competições, o equivalente a 35,4% — maior percentual em sete anos. Mbappé viveu a sua temporada por clube mais goleadora na carreira. Foi o artilheiro disparado do Campeonato Francês e empatou com Harry Kane na Champions. Os dois foram os artilheiros gerais na Europa.
— O que faz dele um dos melhores do mundo é o poder de decisão. Ele chama a responsabilidade nos jogos grandes, algo que a gente já vê nos treinos. Ele é um líder, tem muita influência no vestiário. O que mais me marcou foi logo quando cheguei, quando fomos campeões (da Supercopa da França), ele me chamou para levar a taça junto da torcida, para me conhecerem. Outras pessoas não fariam isso. É um jogador totalmente completo — comentou o zagueiro Beraldo, do PSG, ao ge.
Gols de Mbappé por temporada no Paris Saint-Germain
Atacante vive em 2023/24 o seu melhor ano no clube francês em quantidade de gols
A profusão de gols não diminuiu depois que ele comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que não continuaria no clube, em fevereiro. Sua permanência, sem renovação de contrato, deu dor da cabeça para o técnico Luis Enrique, mas os dois conseguiram superar a possível crise. Mbappé passou a jogar um pouco menos, mas sem deixar de entregar.
Vejamos o resultado para além dos gols. Mbappé foi decisivo na vitória por 2 a 0 sobre o Tolouse na Supercopa da França. O PSG conquistou o Campeonato Francês com três rodadas de antecedência, campanha na qual ele foi fundamental e eleito o melhor jogador.
Na Liga dos Campeões, marcou gols na fase de grupos, nas oitavas e nas quartas de final. Verdade que bateu na trave na semifinal contra o Borussia Dortmund, assim como o time todo.
O apagar das luzes da temporada ficou marcado pela polêmica folga, junto com Dembélé, na região de Côte d’Azur. Isso a poucos dias da final da Copa da França. Mas o último título dele pelo PSG veio.
O anúncio de sua saída do clube aconteceu antes disso, no dia 10 de maio. A confirmação da ida para o Real Madrid reverberou mundialmente em 3 de junho, dois dias depois do gigante espanhol conquistar a Champions League.
Volta por cima após fracasso na Euro-2020
Se a temporada mais goleadora de Mbappé pelo PSG foi a atual, a segunda foi em 2020/21, com 42 gols em 47 jogos. Esses eram os números dele às vésperas da Eurocopa passada. Mas ele e a seleção francesa decepcionaram.
Campeã do mundo em 2018, a França só venceu um jogo na Euro-2020 (realizada em 2021, por causa da pandemia). Foi eliminada nas oitavas, na disputa por pênaltis, após empate em 3 a 3 com a Suíça. Mbappé desperdiçou a sua cobrança e deixou o torneio sem um gol sequer.
Aquela decepção ficou para trás rapidamente. Poucos meses depois, Mbappé brilhou na decisão da Liga das Nações 2020/21 contra a Espanha e foi fundamental para o título. Ele terminou o “Final Four” do torneio com dois gols e duas assistências em dois jogos.
As exibições na Copa do Mundo de 2022 o colocaram em outro nível. Mbappé marcou oito gols no Catar — foi o artilheiro do torneio —, conduziu a França à final e impressionou o mundo com a atuação na derrota para a Argentina. Isso aos 23 anos na época.
A seleção francesa voltou a decepcionar na Liga das Nações 2022/23, ao ser eliminada ainda na fase de grupos. Por outro lado, sobrou nas eliminatórias da Eurocopa 2024: invicta em oito jogos, com sete vitórias e 29 gols marcados em sua chave.
Mbappé fechou as eliminatórias com nove gols e cinco assistências nesses oito jogos. No ciclo inteiro entre Eurocopas, somou 29 gols e 16 assistências em 31 jogos pela França, com 21 vitórias e cinco empates.
São muitos os números e feitos, por seleção ou clube, que credenciam Mbappé ao posto de provável craque da próxima Euro.