Fazer a bateria dos modelos Android durar mais tempo pode ser um desafio. Isso porque, diferente dos ultrapassados feature phones, cujas baterias podiam durar dez dias ou até mais, smartphones tendem a gastar muita energia e não costumam durar dois dias sem recarga, mesmo que empresas como Apple, Samsung e Xiaomi apresentem baterias cada vez mais robustos. A boa notícia é que existem diversas configurações e hábitos capazes de ajudar na economia de energia do celular.
Entre algumas das ações recomendadas por especialistas estão a diminuição do brilho da tela e a mudança do tema para o modo escuro. Outras funções, como o Always On, tendem a aumentar o consumo da bateria durante o uso e, por isso, devem ser desativadas quando o objetivo é economizar energia. Veja, nas linhas a seguir, seis truques secretos que vão fazer a bateria do seu smartphone Android durar por mais tempo.
1. Desabilite o Always On Display
O Always On é um recurso de celulares Android que deixa informações como hora, clima e calendário sempre visíveis na tela do celular. Uma das principais funções da ferramenta é agilizar a visualização de informações pelo usuário, sem a necessidade de pressionar qualquer outro botão para que os dados sejam exibidas. Apesar de ser prático, o recurso consome mais energia — a estimativa é que até 1,5% de carga por hora seja destinada à função.
Para desativar o Always On e economizar bateria, entre nas configurações, procure por “Tela e Brilho” e depois desmarque a opção “Always On”. Em smartphones da Samsung, procure por “Tela de bloqueio”, dentro de configurações, e desmarque a opção “Always On Display”. Também há um atalho em um ícone que fica na barra de notificações com o nome “Always On Display”. Para habilitar e desabilitar a função, basta tocar no ícone.
2. Diminua o brilho da tela
Não é segredo que um dos vilões do consumo de bateria do celular é o brilho da tela. Independente da tecnologia utilizada na construção do display, a elevação dos níveis de luminosidade sempre implicará maior consumo de energia. Portanto, reduzir os níveis de brilho pode impactar na longevidade da energia do celular, diminuindo a necessidade de recarregá-lo.
Para que a sua bateria dure mais, vá em “Configurações”, “Tela” (ou “Visor”, dependendo do modelo), desmarque a opção “Brilho adaptável” e reduza manualmente o brilho até um nível minimamente confortável. Certifique-se de que a tela não está muito escura a ponto de forçar os olhos para fazer a leitura. O ajuste de brilho em celulares Android também tem um atalho no menu de acesso rápido.
3. Use Wi-Fi em vez de GPS para localização
A troca constante de dados de localização entre o smartphone Android e satélites (ou outras fontes) pode se tornar um grande pesadelo para a bateria do celular. Além de gerar calor, ela pode aumentar o consumo da energia durante o uso do recurso. Para contornar a situação, é possível utilizar o Wi-Fi ou o Bluetooth em vez dos serviços de GPS. Esta ação já deve estar pré-configurada na maioria dos smartphones Android, bastando acionar a “Economia de energia” nas configurações.
Para acionar a função, vá em “Configurações”, selecione “Bateria” e aperte a opção “Economia de bateria”. Em alguns celulares, o caminho pode ser mais longo. Em modelos da Samsung, por exemplo, o caminho é: “Configurações” > “Assistência de aparelho e bateria” > “Bateria” > “Economia de energia”. Entre os benefícios da Economia de energia estão a limitação da velocidade da CPU, do brilho, além do próprio uso do GPS nos smartphones.
4. Ative a bateria adaptável
Um recurso que pode salvar a bateria de um smartphone Android é a “Bateria adaptável”. Esta função prolonga a vida da bateria e faz com que o celular use dados do uso diário e de aplicativos para adaptar o uso do componente. Assim, o modelo consegue “desligar” aplicativos pouco utilizados pelo usuário ou que são ativados em segundo plano, mesmo sem necessidade de uso.
Para ativar a bateria adaptável, vá em “Configurações”, procure a opção “Bateria” e, por fim, ative “Bateria adaptável”. O caminho pode variar conforme o fabricante do dispositivo, vale ressaltar. Em smartphones da Samsung é necessário entrar em “Configurações”, depois em “Assistência do aparelho e bateria”, tocar sobre “Bateria” e em seguida em “Mais configurações de bateria”. Após tudo isto, é possível selecionar a opção “Bateria adaptável”.
5. Não deixe a bateria morrer
Outro truque que deve ajudar a aumentar a duração da bateria do Android (e de outros smartphones) é não deixar que a bateria do celular acabe. Ao deixar a bateria chegar a 0%, a vida útil dela é reduzida em função do número de ciclos completos de recarga que uma bateria pode realizar, além do “estresse” causado ao componente. O mesmo vale para manter o celular no carregador mesmo após apresentar carga 100%. Enquanto a primeira ação pode gerar uma sobrecarga na bateria, a segunda mantém o smartphone em um ciclo eterno de descarga e recarga.
Apesar de o uso mínimo precisar ser monitorado, a fim de não deixar que o celular descarregue por completo, há funções nativas do Android que ajudam a estender a vida útil da bateria ao não permitir que o aparelho recarregue mais do que 85%. Para ativar a função, vá em “Configurações”, depois em “Bateria” e ative a “Proteção de Bateria”.
Como mostrado anteriormente, em smartphones da Samsung, é necessário seguir alguns passos extras. Vá em “Configurações”, “Assistência do aparelho e bateria”, “Bateria”, “Mais configurações de bateria” e pressione “Proteger a bateria”. Há também um atalho na barra de notificações, onde é possível acionar a função.
6. Ative o modo escuro
Outra forma de economizar a bateria em smartphones Android é utilizar o “modo escuro”. Ele está disponível a partir do Android 10, lançado em 2019. O recurso apresenta benefícios como a melhoria da visibilidade da tela para pessoas com baixa visão, além da redução do uso da energia — a depender do tipo de tela de celular. Ainda que existam variações a depender da versão do Android e das camadas de personalização que empresas como a Xiaomi e a Samsung implementam no sistema, a localização do “modo escuro” é a mesma.
Em geral, para ativar o “modo escuro”, basta seguir o seguinte passo a passo: ao acessar as “Configurações”, procure pela opção “Tela ou Visor” e ative o “Modo Escuro”. Em alguns modelos, pode ser necessário selecionar a opção “Tema” antes de ativar a tela escurecida.
Também é possível acessar o “modo escuro” por meio das configurações rápidas, na bandeja de notificações. A ação de tocar sobre o ícone aplica imediatamente o “modo escuro”, e pressionar o dedo sobre ele permite entrar nas configurações do modo, possibilitando o agendamento do período em que o recurso será ativado de forma automática.