25/08/2026

Uranium Filmes: Curso de direção de Cinema tem inscrições abertas em Rio Branco

Iniciativa vai abordar maneiras de como transformar narrativas em roteiro

Por Marina, ContilNet
Curso de direção de Cinema tem inscrições abertas em Rio Branco. Foto: Reprodução

O segundo módulo gratuito da oficina “Criação Audiovisual: Da Ideia ao Roteiro, do Roteiro à Filmagem”, está com inscrições abertas até 9 de outubro, até às 21h. Ministrado pelo cineasta Tiago Melo, o curso ocorre em Rio Branco, entre os dias 14 a 18, das 15h às 19h, na Filmoteca Acreana – unidade anexa à Biblioteca Pública na região central da cidade.

Curso de direção de Cinema tem inscrições abertas em Rio Branco. Foto: Reprodução

Durante cinco dias, os alunos experimentam noções técnicas de direção, decupagem (processo de divisão de cenas em planos de filmagem) e linguagem cinematográfica. Com o uso da câmera, eles devem aprender maneiras de como transformar a narrativa do roteiro em imagem.

No módulo anterior, dedicado ao desenvolvimento da escrita para o cinema, cerca de 200 pessoas de diversas idades e áreas de atuação se inscreveram no curso. Na época, em 2021, Melo utilizou o formato remoto para atender a demanda e cumprir as medidas de distanciamento social adotadas no país em combate à pandemia do novo coronavírus.

Agora, com aulas presenciais e exercícios práticos, a disponibilidade de vagas contempla apenas 20 candidatos para o melhor aproveitamento da turma. As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário online.

Segundo Tiago, a ideia do projeto é fazer um estudo técnico de roteiros, tanto dos filmes que serão analisados, como das ideias propostas pelos próprios alunos, para depois partir para a prática de filmagem. “A gente vai explorar a linguagem cinematográfica, independente se é com celular ou câmera de cinema, se é para o YouTube ou para a produção de um curta-metragem”, explica.

O nome de Tiago Melo figura em festivais internacionais de cinema. Foto: Reprodução

O nome do cineasta figura em festivais internacionais de cinema – Cannes, Berlim, Sundance, Veneza, Toronto, Hamburgo – nos créditos de obras aclamadas pelo público e pela crítica especializada, como Boi Neon, Azougue Nazaré, Aquarius, Divino Amor, Bacurau e Cangaço Novo.

A oficina “Criação Audiovisual: Da Ideia ao Roteiro, do Roteiro à Filmagem” é financiada pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e da Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB).

Conteúdo Original / Fonte: Deylon Félix, ContilNet

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.