Conheça a história por trás do dia da mentira e a opinião de internautas sobre a data

Em uma breve pesquisa na internet se encontra mais de 30 datas comemorativas celebradas neste primeiro de abril em todo o mundo. No Brasil, é um dos países onde a data é marcada como “O Dia da Mentira”. Dentre as várias explicações para este dia, uma diz que a brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574).

Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera no hemisfério norte. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril. Em 1562, porém, o papa Gregório XIII (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão – o chamado calendário gregoriano – em que o ano-novo caía em 1º de janeiro, então para desqualificar a festa de origem pagã de 1° de abril acabou criando-se o imaginário de que esse seria o dia da mentira.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou ‘A Mentira’, um periódico de vida efêmera, lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro I, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez a 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Contudo, existem opiniões diversas sobre o que para alguns é uma brincadeira sadia: “É cultural, porém algumas pessoas costumam praticar sempre que acaba virando rotina. Não é legal, mesmo que de brincadeira”, afirma o estudante Matheus Tavares. Ele conta ainda uma das mentiras ‘sem-graça’ contadas nesta data: “Uma ex-namorada fez com que eu acreditasse que ela estava com raiva no dia 31 de março e no dia 1° de abril ela ‘mentiu’ dizendo que queria terminar”, lembra o jovem.

Tem também quem levante teorias sobre o surgimento da data “Eu acho que esse dia foi criado por alguém que disse uma verdade que trouxe consequências terríveis. E para se proteger disse que era o dia da mentira para disfarçar. E até hoje, algumas pessoas usam o dia para dizer coisas que não tem coragem de dizer!”, brincou a servidora pública Tânia Silva.

Existem mentiras muito famosas, com repercussões nacionais e até internacionais, em 2011, por exemplo, o programa Globo Esporte, antes dos créditos finais, exibiu um vídeo comemorando “o primeiro título do Corinthians como campeão da Copa Libertadores da América”, título que o time era conhecido até então por nunca ter conseguido. O ato causou revolta entre alguns torcedores.

A estudante Luna Paiva conta uma situação inusitada que sua mãe, a jornalista Angélica Paiva, pregou nos telespectadores acreanos: “Até hoje lembro de quando eu era pequena e a minha mãe fez uma matéria no dia primeiro de abril, sobre um bebê que nasceu naquele dia, na maternidade, que tinha chifres e rabo. Lógico que era mentira! Mas a matéria foi tão bem bolada que no final todo mundo riu! Acho q esse é o espírito da coisa”, relatou Luna.

Há quem fique em cima do muro sobre a brincadeira: “Depende. Tem gente que pega pesado, brinca com coisa séria, e geralmente eu sempre esqueço. Mas também tem umas pegadinhas inteligentes e interessantes”, disse Priscila Frotas. Certo ou errado, engraçado ou não, o que vale é aproveitar a data de forma saudável e sem exageros.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost