25 de abril de 2024

Com menos de 14 mil habitantes, Porto Acre é o segundo município mais violento do estado

O Atlas da Violência, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública publicado na última segunda-feira (5), revelou que Rio Branco, capital do Acre foi município onde mais houve assassinatos e mortes violentas registrados no ano de 2017.

Segundo o Atlas da violência, a aparente pacata cidade de Porto Acre, muito embora seja ocupada por uma população de apenas 13.716 habitantes, (dados do ultimo senso do Instituto Brasileiro de Geografia e estatísticas-IBGE), ocupa a 2ª posição no ranking com 80,2% homicídios, seguido de Cruzeiro do Sul, com 64,1% mortes e Assis Brasil com 57,3%; Feijó com 54,9% e Senador Guiomard com 51 registros.

Em entrevista ao Portal G1, que colabora na pesquisa, o secretário de segurança pública do Acre, Paulo César Santos, disse que comparando o estudo com os dados deste ano, houve uma redução significativa.

“Os dados ali publicados se referem a 2017 e, atualmente, se comparado aquele período, nós temos uma redução que já se aproxima de 50%. Para se ter uma ideia, Rio Branco apresentava na oportunidade registro de 85,3 a cada 100 mil habitantes e, hoje, nós temos uma média de 43%, disse o secretário.

Ainda de acordo com o Ipea, é possível observar que quase todo o estado apresentava taxa estimada de homicídios acima de 20%, com exceção do município de Marechal Thaumaturgo, que fica mais a nordeste do estado, com zero mortes violentas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost