18 de abril de 2024

Seis sinais de que está lidando com uma pessoa invejosa

Inveja é um sentimento no qual alguém se sente infeliz por não possuir o que o outro tem. No fundo é um sentimento que incomoda tanto quem o sente como quanto quem é o invejado.

Contudo, a pessoa invejosa pode emitir alguns sinais sutis sem perceber, e a publicação norte-americana Psychology Today ensina a prestar atenção para identificar esses comportamentos – muito pouco honestos.

1. Competição

A pessoa invejosa tende a ter ciúme das conquistas alheias ou sente a necessidade de que as suas próprias conquistas mereçam um maior reconhecimento, geralmente dando inicio a uma competição direta. Podem ser vitórias pessoais e profissionais, tanto faz… a pessoa invejosa irá sempre tentar superar o outro de qualquer forma.

2. Desmancha prazeres ou comemoração exagerada

Por ter ciúme do sucesso de quem o rodeia, a pessoa invejosa tem tendência a estragar o momento de felicidade menosprezando a conquista, por maior que seja. Ou ocorre o oposto: partilha um êxito com o invejoso, mas nota que a comemoração é exagerada, ou seja, falsa.

3. Espelho

A inveja é também um tipo distorcido de admiração, ou seja, o indivíduo invejoso entende que alguém é melhor do que ele. Por isso, procura imitar as suas ações, às vezes com pequenas diferenças, mas sempre com o mesmo objetivo.

4. Críticas

Como necessitam de superar sempre o outro, a opinião do círculo de amigos em comum é extremamente importante. Por esse motivo, podem aproveitar qualquer ocasião para prejudicar a imagem alheia.

5. Exagera nas próprias conquistas

O invejoso sente a necessidade de ‘esfregar’ na sua cara as suas conquistas. E muitas vezes, não são nada quando comparadas à de terceiros, mas exigem das pessoas a sua volta um reconhecimento exagerado.

6. Comemora o seu fracasso

Se estiver passando uma fase má, essa pessoa estará do seu lado. Pode inclusive prometer que vai ajudar, mas não o fará. Geralmente se mantém por perto, pois gosta de vê-lo como ‘inferior’, e irá aproveitar para prejudicar ainda mais a sua auto-estima, fazendo com que ache impossível resolver os seus problemas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost