Rio Branco, Acre,


Márcio Bittar comemora aprovação do marco regulatório do saneamento básico

Emedebista, que votou a favor do texto, deu entrevista ao Jornal Meio Norte nesta quinta

Em entrevista ao jornal Meio Norte na manhã desta quinta-feira (25), o senador Márcio Bittar (MDB) comemorou a aprovação do marco regulatório do saneamento básico pelo Senado Federal na quarta (24). O projeto passou por 65 votos a 13.

O emedebista vem defendendo a iniciativa desde que foi apresentada pelo poder Executivo, embora o texto aprovado nesta semana tenha sido de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), porém com a mesma finalidade.

PUBLICIDADE

O novo marco permite que estados e municípios passem para a iniciativa privada a distribuição de água e coleta de esgoto, por meio de licitação, a fim de suprir a demanda pelos serviços no Brasil. Dados de 2018 apontam que há 100 milhões de brasileiros sem acesso a esgoto e 40 milhões sem água encanada.

“Temos um problema gravíssimo no Brasil, assim como a segurança pública e a educação, que é a falta de saneamento básico. Não há nenhum programa de saúde pública emergencial é mais importante e eficiente que o saneamento. Temos que resolver esse flagelo. Ele é porta de entrada para uma série de doenças e mortes”, justifica o senador.

Bittar comenta ainda que o Estado não tem recursos suficientes para dar conta do gargalo. “Então por que não abrir para o setor privado resolver um problema que o setor público não tem condições?”

“Serão abertos processos de licitação pública, com contratos, e essas empresas assumirão uma série de compromissos que se não forem cumpridos ensejará em punição, ou seja, o Estado continuará tendo poder sobre esse setor”.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up