20 de abril de 2024

Fogo descontrolado na Amazônia assusta pesquisadores e comunidade

Cenário para dezenas de aventuras do Terra da Gente, casa da mais rica biodiversidade brasileira, a região do rio São Benedito, na Amazônia, pede socorro. Imagens gravadas pelo biólogo João Paulo Krajewski, na última terça-feira (08/09), chocam pela propagação do fogo e a destruição de um cenário que nunca tinha passado por nada parecido.

Vizinhos das áreas atingidas estão assustados. De acordo com a proprietária da Pousada Thaimaçu, Nice Seravali, os focos de queimada começaram na semana de 23 de agosto e, desde então, só aumentam a intensidade. “Não está mais só na beira do rio, o fogo está invadindo a mata sem controle. No dia 27 choveu um pouco e parecia ter amenizado a situação, mas agora voltou com tudo. A impressão que dá é que o mundo inteiro está colocando fogo aqui”, lamenta.

O fogo já cercou pousadas como a Pousada São Benedito, e se aproximam cada vez mais rápido da Pousada Thaimaçu, em Jacareacanga (PA). “Até hoje estava a três quilômetros da pousada. Sobrevoamos a região para saber a distância exata, mas a fumaça é tanta que não conseguimos enxergar nada”, comenta Nice, que está impressionada com a situação. “A gente fica com medo de que outras áreas sejam afetadas. É revoltante pensar que dedicamos anos lutando pela conservação, e de repente tudo é consumido pelas chamas”.

Ainda de acordo com a empresária, brigadistas de Alter do Chão (PA) devem chegar nos próximos dias, a pedido de moradores locais e ambientalistas que estão auxiliando no combate ao fogo. No entanto, as expectativas não são boas. “Não dá para saber qual o impacto, mas sabemos que muitos animais foram prejudicados. Os ninhos das aves, por exemplo, já foram todos incendiados”, diz.

Pesquisadores e comunidade não conseguem dimensionar o tamanho do prejuízo para a floresta — Foto: João Paulo Krajewski/Arquivo Pessoal

Pesquisadores e comunidade não conseguem dimensionar o tamanho do prejuízo para a floresta — Foto: João Paulo Krajewski/Arquivo Pessoal

O biólogo Luciano Lima explica que a biodiversidade da Amazônia não é adaptada para lidar com o fogo, o que torna incêndios de grandes proporções uma verdadeira catástrofe ambiental. “Além de perdermos indivíduos consumidos pelas chamas em uma escala de tempo imediata, a longo prazo, populações inteiras de animais, plantas, fungos e outros seres vivos irão sofrer por conta de destruição de seus habitats”, destaca.

“Como o fogo é um personagem completamente estranho na história evolutiva da biodiversidade amazônica, áreas que foram severamente impactadas pelo fogo demoram muito tempo para se regenerar, diminuindo a disponibilidade de habitat e causando a redução de populações das espécies a longo prazo”, finaliza o especialista.

Para o biólogo e fotógrafo João Paulo Krajewski, que há anos produz documentários sobre natureza e vida selvagem, registrar a floresta em chamas é lamentável. “O fogo continua e agora atinge as margens do São Benedito (PA). Uma linda área de reserva onde gravei cenas para tantos documentários está virando cinzas”, diz.

A suspeita é de que o incêndio seja criminoso, mas as causas ainda serão apuradas.

A equipe do Terra da Gente questionou o Ibama sobre possíveis ações de controle das queimadas, mas até o momento da publicação desta reportagem não tivemos retorno.

Foto de capa: João Paulo Krajewski/Arquivo Pessoal

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost